Alimentação
14Jun
Os 10 alimentos de origem vegetal mais ricos em proteínas
Para fazer uma alimentação equilibrada e rica em proteína, não precisamos de recorrer sempre à carne e ao peixe. Descobre os 10 alimentos de origem vegetal mais ricos em proteínas que não podem faltar na dieta de quem é vegetariano e vegan.
Os 10 alimentos de origem vegetal mais ricos em proteínas
1. Pistachios
Está entre os frutos secos mais ricos em proteínas e fornecem níveis elevados de fibra, ácido fólico e gorduras boas, monoinsaturada e polinsaturada. A cada 100 gramas do alimento, 20,9 correspondem a proteínas.
2. Amêndoas
As amêndoas são capazes de prevenir doenças cardiovasculares e contribuir para a saúde dos ossos. Em 100 gramas do alimento, 21 correspondem a proteínas. Contudo, é preciso consumi-las com moderação, pois são ricas em gordura.
3. Caju
Além de ser rico em proteína, o caju também possui substâncias que regulam as taxas de colesterol e fortalecem o sistema imunológico. Em 100 gramas do alimento, 15,3 correspondem a proteínas.
4. Quinoa
Acelerar o metabolismo e ser rica em proteínas são apenas duas das muitas vantagens que o alimento acrescenta na dieta. Em 100 gramas de quinoa, 14 correspondem a proteínas.
5. Aveia
É uma bomba nutricional, que todos os nutricionistas aconselham. Ajuda na prevenção de doenças, dá energia e é bom para o emagrecimento. Além disso, é rico em proteína. Em 100 gramas do alimento, 13,9 correspondem a proteínas.
6. Sementes de chia
Esta semente é rica em proteína, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras e ómega 3. Em 100g da semente, há 16g de proteína.
7. Grão de bico
Em estado cru, o grão de bico oferece uma quantidade altíssima de proteína (19,30g), mas quando cozido o número cai drasticamente (8,86g). Também existe a opção de usar o grão de bico como farinha. Dessa forma, a quantidade de proteína permanece alta (22,39g).
8. Tofu
O famoso substituto do queijo para os veganos é outra ótima opção de fonte de proteínas. Em 100 g, 15,7 é proteína.
9. Sementes de girassol
As sementes de girassol podem ser consumidas cruas ou usadas para polvilhar sopas, saladas e até adicionadas em misturas de muesli para um pequeno-almoço mais energético. 100 g contém 16,9 g de proteínas.
10. Feijão frade
Não é surpresa para ninguém que o feijão frade é uma boa fonte de proteína. Em 100 gramas, 8,2 correspondem a proteínas.