Alimentação 18Jan

10 coisas que tens de saber antes de seres vegan


O veganismo é um longo caminho. Leva tempo, preparação, planeamento e muito estudo. Antes de o abraçares, toma nota de 10 coisas que precisas de saber antes de seres vegan!
 

10 coisas que tens de saber antes de seres vegan
 

1. Cuidado com o excesso de soja!

Este é um erro comum entre as pessoas que acabaram de se tornar veganas: substituir os produtos de origem animal por equivalentes feitos de soja. Não há nenhum problema em ingerir quantidades moderadas de soja, o risco é cair no excesso. Lembra-te: qualquer alimento consumido em grandes quantidades é prejudicial, e a soja não é exceção!
 

2. Inclui proteína em todas as refeições

As proteínas são constituídas por aminoácidos — os essenciais e os não essenciais. Para garantir que recebes um bom complemento de todos os diferentes aminoácidos, lembra-te de variar! Consome diversas fontes de proteína todos os dias, como soja, feijão, lentilhas, quinoa e seitan. 
 

3. Não te esqueças da ómega 3

Ómega 3 é uma gordura insaturada e é benéfica para uma função cardíaca saudável. Os peixes são ricos em ómega 3, mas para os veganos é recomendável procurá-los em óleos de canola, linhaça, noz ou soja. 
 

4. E do cálcio...

É fácil obter cálcio numa dieta vegana através dos legumes. O vegano deve consumir no mínimo 1,000 mg de cálcio por dia. Contudo, um estudo do Jornal Europeu da Ciência concluiu que a maioria dos veganos ingere apenas metade deste valor. A chave é comer uma variedade de alimentos ricos em cálcio, como couve, frutos secos, soja, figos, laranjas, cereais ou leite vegetal.
 

5. Podes precisar de um suplemento de vitamina B12

Pode ser necessário tomar um multivitamínico (vitamina B12). Esta vitamina é encontrada sobretudo em alimentos de origem animal e é importante para as células nervosas e sanguíneas. A falta dela pode desencadear cansaço, fraqueza, constipação, perda de apetite, problemas nervosos e até depressão.
 

6. Vais precisar de verificar os teus níveis de ferro

Infelizmente, o ferro obtido a partir de uma alimentação vegana não é absorvido pelo corpo tão bem quanto o ferro de origem animal. Portanto, os veganos precisam de consumir alimentos ricos em ferro, como o feijão, as lentilhas, a couve, os espinafres e a soja.

Uma das mais poderosas combinações nutricionais para a nossa saúde é a união do ferro e vitamina C. Presente nos mais diversos alimentos, os dois elementos potencializam os seus benefícios, favorecendo as funções do nosso organismo.
 

7. Os teus amigos vão fazer perguntas

Perguntas sobre o que comes, quando comes, onde comes, ou se tens fome vão fazer parte do teu dia a dia. Pelo menos nos primeiros tempos.

 
8. Vais passar mais tempo no supermercado

Vais passar mais tempo a ler os rótulos alimentares e a procurar os melhores substitutos de carne e peixe. Mas afinal quem corre por gosto não cansa!
 

9. Não tens de gastar muito dinheiro

Uma das principais preocupações das pessoas que abraçam o veganismo é o custo. No entanto, não precisa ser caro. Os vegetais não têm de ser necessariamente mais caros, nem a soja ou o seitan. Na maior parte das vezes, o preço por quilo de carne é bem mais caro do que de qualquer legume ou vegetal.

 
10. Variedade é a chave

Se és novo numa dieta vegana e se não aprendeste a cozinhar mais do que um par de pratos à base de plantas, então pode tornar-se uma dieta restritiva e difícil. No entanto, mesmo que te sintas satisfeito com essas refeições, isso não irá cobrir as tuas necessidades nutricionais. Compra livros de receitas diferentes ou procura algumas receitas online, de forma a incluir todos os nutrientes necessários para o corpo. 

 

Vê também:



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1