Cardio
20Jan
3 treinos essenciais para perder peso
Não há um treino ou um tipo de exercício ideal para perder peso. Na realidade, há três: exercício cardiovascular, treino de força e flexibilidade.
Para perder peso de maneira eficaz, é importante incorporar estes 3 tipos de atividade num plano de treinos. Ao fazê-lo, há uma maior probabilidade dos resultados na balança aparecerem mais rapidamente.
Treino aeróbico para perder peso
A maioria dos treinos para perder peso são aeróbicos. Os exercícios cardiovasculares consistem em qualquer atividade rítmica que provoque o aceleramento dos batimentos cardíacos e o aumento da frequência respiratória.
A atividade aeróbica é fundamental em planos de treino que tenham como objetivo a perda de peso. E porquê? Porque fazer exercícios aeróbicos queima gordura e calorias.
Ao fazer treino cardiovascular, a capacidade do corpo de queimar calorias aumenta. E se o treino for feito à séria, queimam-se calorias e gordura, não só durante, mas também depois do treino.
Opções de treinos aeróbicos para perder peso:
- Fazer um plano de caminhadas (vigorosas)
- Correr
- Fazer treinos tabata (há muitos disponíveis online)
- Andar de bicicleta
- Fazer aulas de bicicleta estática
- Fazer natação
Treino de força para perder peso
O treino de força consiste em qualquer tipo de exercício que aumente a massa muscular. Ter músculos fortes, ajuda o corpo a mover-se de maneira mais eficaz.
É frequente o treino de força ser referido como “fazer levantamento de pesos”. Mas existem exercícios simples que usam apenas o peso do corpo e que são também treino de força, mesmo não implicando o levantamento de halteres.
Regra geral, quem quer perder peso evita fazer levantamento de pesos precisamente porque o objetivo deste tipo de atividade é aumentar a massa muscular. Porque haveriam de aumentar a massa muscular quando querem perder peso?
A verdade é que, a longo prazo, o aumento da massa muscular vai ajudar a queimar gordura. Quando a massa muscular aumenta, aumenta também a quantidade de massa magra. E um corpo com mais massa muscular magra queima mais calorias, mesmo quando está em repouso.
Opções de treinos de força para perder peso:
- Fazer exercícios de força simples em casa (há muitos disponíveis online)
- Aderir a um desafio de 30 dias de agachamentos ou outros exercícios
- Fazer treinos de 5 minutos que combinem força e cardio (há muitos disponíveis online)
- Seguir treinos de celebridades
- Fazer body pump ou crossfit
Treino de flexibilidade para perder peso
O treino de flexibilidade é o mesmo que fazer alongamentos. Uma sessão de alongamentos eficaz consome pouco tempo e pode ser feita em praticamente todo o lado. Ainda assim, o treino de flexibilidade é a parte mais descurada num plano de treino. E é uma pena porque, quem faz alongamentos, obtém benefícios específicos que podem ajudar na perda de peso.
Os alongamentos ajudam a manter uma boa amplitude de movimento das articulações. Ajudam também a combater a rigidez dos músculos e a mantê-los mais saudáveis. E isto faz com que o corpo se mova com mais eficiência ao longo do dia e evita dores relacionadas com rigidez muscular ou desequilíbrios musculares. Um corpo saudável é, portanto, capaz de se mexer melhor, queimando mais calorias.
Os alongamentos ajudam também a aliviar o stress. É frequente as pessoas que procuram perder peso referirem que a fome emocional é uma das principais dificuldades com que se debatem no processo de perda de peso. Assim, encontrar uma forma mais saudável de aliviar o stress pode ajudar a evitar a compulsão alimentar ou escolhas menos saudáveis quando as emoções dominam.
Opções de treinos de alongamentos para perder peso:
- Fazer treinos em casa (há muitos disponíveis online)
- Fazer aulas de alongamentos
- Fazer aulas de ioga, pilates ou body balance
Combinar os 3 tipos de treino para perder peso
Explicada a importância de cada tipo de treino é agora também importante incluí-los no plano de treinos semanal.
Se, por exemplo, grande parte dos dias da semana são dedicados ao treino aeróbico, há que acrescentar 15 a 30 minutos de treino de força em dois desses dias e depois 10 minutos no final de cada sessão.
Este pequeno investimento de tempo pode ajudar a obter bons resultados na altura de subir para a balança.
Ver também