Corrida
11Abr
5 dicas para respirar melhor durante a corrida
Respirar bem e corretamente pode ser um diferencial no sucesso do corredor. A razão é simples. Uma melhor respiração significa mais oxigênio para os músculos e uma maior resistência durante a corrida.
5 dicas para respirar melhor durante a corrida
1. Respirar pela boca
A experiência é que ajuda a encontrar a respiração mais confortável na corrida, mas a verdade é que ao respirar pela boca conseguimos inalar maiores quantidades de oxigênio (garantindo o oxigênio necessário para que realizar o esforço) e libertar mais dióxido de carbono para fora dos pulmões.
2. Respirar com a barriga
Durante a corrida não devemos respirar só com a caixa toráxica. Para introduzir mais oxigênio no nosso sistema temos que aprender a respirar "com a barriga”. Para aprender esta técnica podemos fazer um exercício deitado: inspira o ar de modo que a barriga inche e expira até que a barriga murche. Treina assim e tenta aplicar a técnica durante a corrida.
3. Respiração curta e superficial
Ao contrário de muitas técnicas de respiração indicadas para relaxamento e concentração, na corrida não é possível manter inspirações e expirações longas e profundas por muito tempo. A melhor forma é respirar de forma curta e superficial.
4. Respirar com ritmo
Na corrida é essencial respirar ao mesmo ritmo que a passada. Uma forma de verificar se os passos estão sincronizados com a respiração é contar os passos que damos enquanto corremos e inspirar/expirar em cada 2 passos ou mais. Os mais experientes deverão conseguir inspirar em 4 passos e expirar nos outros 4 passos seguintes.
5. Fortalecer os músculos
Realizar um bom trabalho de fortalecimento dos músculos que ajudam o movimento respiratório – abdômen, diafragma, intercostais (entre as costelas) e paravertebrais (costas) – é outra medida que auxilia na respiração durante a corrida.