Alimentação
01Ago
7 alimentos antioxidantes
Existem alimentos que, ingeridos diariamente, ajudam a prevenir problemas como o envelhecimento, doenças cardiovasculares, cancro, Alzheimer e doenças pulmonares. Aqui, vais encontrar 7 alimentos antioxidantes, que irão dar um upgrade na tua saúde e ajudar-te a entrar em forma. Confere!
7 alimentos antioxidantes
Frutas cítricas
As frutas cítricas como laranja, limão e tangerina são ricas em vitamina C e em carotenoides que são poderosos antioxidantes. Permitem reduzir o colesterol, controlar o açúcar no sangue e absorver o ferro, impedindo doenças como anemia.
Frutos vermelhos
Frutas como morangos, framboesas e amoras são ricas em vitamina C e polifenóis que atuam como antioxidantes e previnem danos nas células cerebrais. Também contêm protoantocianidina, uma substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos e melhora a circulação.
Açaí
O açai é uma pequena baga de cor roxa, com grande poder antioxidante (antocianinas) assemelhando-se muito às características dos frutos vermelhos. Porém, apresenta diferença na sua constituição, pois tem um teor superior de gordura e de ácido oleico.
Cenoura
A cenoura possui vitamina A e tem efeitos positivos na visão e pele, através da prevenção de rugas ou manchas. Também ajuda a bronzear a pele, a diminuir o envelhecimento precoce, a prevenir doenças cardiovasculares e a emagrecer.
Cacau
É através das sementes do cacau que se origina o chocolate. O cacau contém vários antioxidantes, nomeadamente flavonoides, que previnem doenças cardiovasculares e cancerígenas.
Batata-doce
A batata-doce é rica em vitamina A, C e E. A proveniência de vitamina A é sobretudo dos carotenos que têm uma ação sinérgica com as antocianinas, promovendo a este tubérculo um grande poder antioxidante.
Frutos secos
São alimentos nutricionalmente muito equilibrados. Oferecem um perfil único de minerais, fitoquímicos, proteínas e uma dose de gorduras saudáveis. Contêm resveratrol e esteróis vegetais que baixam o colesterol. Também melhoram o sistema nervoso e a sensibilidade à insulina.