Alimentação
17Jan
7 farinhas saudáveis que substituem a de trigo
Existe uma vasta gama de farinhas saudáveis que podem entrar na nossa alimentação e substituir a tradicional farinha de trigo. Conhece algumas alternativas que podem ser encontradas nas prateleiras dos supermercados!
7 farinhas saudáveis que substituem a de trigo
Farinha de aveia
A farinha de aveia é feita a partir do seu cereal e é conhecida por aumentar a saciedade, a qualidade da dieta e facilita na digestão. É rica em fibras e pode facilmente substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, bolachas e panquecas.
Farinha de coco
A farinha de coco é isenta de glúten e é rica em fibra e proteína. É muito utilizada em doces, devido ao seu sabor, e ainda ajuda a reduzir a introdução de açúcar nas receitas. Além disso, previne a obstipação, diminui os valores de colesterol e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pelo seu alto teor de fibra.
Farinha de amêndoa
Rica em gorduras boas, proteínas e vitamina E, a farinha de amêndoa ajuda a combater o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Pode ser utilizada para empanar carnes e peixes, fazer pães, panquecas e bolachas.
Farinha de linhaça
Isenta de glúten, a farinha de linhaça é rica em fibra, ómega 3, vitaminas B1, B2, C e E, e minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. A par disso, ainda é anti-inflamatória e rica em proteína vegetal. Pode ser adicionada a bolos, pães, saladas, sopas ou sumos.
Farinha de banana
Feita através de bananas pouco maduras, é uma ótima alternativa para fazer panquecas, bolos, muffins ou crepes. Pode ser encontrada à venda, por exemplo, na marca Iswari.
Farinha de arroz
A farinha de arroz é uma boa fonte de energia e fibras, o que contribuiu para o bom funcionamento do intestino. Possui ainda baixo índice glicémico, minerais, como o magnésio, o manganês e o fósforo e vitaminas do complexo B.
Farinha de quinoa
A farinha de quinoa é rica em fibra, ómega 3, vitaminas (B1,B2,B3,B6 e E), minerais essenciais (magnésio, ferro, zinco, potássio) e antioxidantes. Desta forma, ajuda a melhorar os valores de pressão arterial, diminui sintomas de obstipação e reduz os valores de colesterol total.