Treino
20Jan
8 Melhores Exercícios para Grávidas
A gravidez está normalmente associada à redução da atividade física e ao aumento de peso. No entanto, vários estudos comprovam os benefícios do exercício físico durante a gravidez. Ajuda a diminuir as dores e incómodos comuns à gestação, melhora o equilíbrio e até prepara a gestante para o parto e o pós-parto. Porém, a prática de exercícios na gravidez só deve ser feita sob orientação médica. Conhece os 8 melhores exercícios para grávidas.
8 Melhores Exercícios para Grávidas
Caminhada
Esta atividade é um ótimo começo para as futuras mamãs. Segundo os especialistas, a caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e diminui o stress.
Corrida leve
Indicada para quem já praticava exercícios antes de engravidar. Pode ser realizada durante os 9 meses de gravidez, 3 vezes por semana, por 30 minutos, mas sempre com baixa intensidade, respeitando sempre o seu próprio ritmo.
Pilates
Apesar de ser uma das atividades mais indicada para as gestantes, a futura mamã deve respeitar os seus limites na aula de pilates. Melhora a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a postura.
Hidroginástica
A hidroginástica também está entre os melhores exercícios para grávidas. Reduz as dores nos pés e nas costas, assim como o inchaço das pernas. Pode ser realizada 2 a 4 vezes por semana.
Bicicleta estática
A bicicleta é uma boa aliada da mulher grávida, pois dá-lhe resistência física, tonificando o seu corpo e aliviando a sensação de pernas pesadas. A frequência deve ser de duas a três vezes por semana, durante 40 minutos.
Alongamentos
Os alongamentos podem ser realizados diariamente até ao nascimento. Deve-se começar com alongamentos mais leves e à medida que a grávida for desenvolvendo elasticidade, ir aumentando a dificuldade dos alongamentos. Para garantir uma atividade física segura é importante ter a orientação e acompanhamento de um profissional.
Musculação leve
As grávidas que já faziam musculação antes de engravidar e que tinham um bom condicionamento físico, podem fazer exercícios de musculação, desde que sejam seguidas as recomendações médicas.
Yoga
Segundo os especialistas, as posturas da yoga alongam e tonificam os músculos, relaxam as articulações e aumentam a flexibilidade corporal, ajudando a gestante a adaptar-se às transformações físicas da gravidez.
Cuidados a ter:
- Antes de iniciar a prática de qualquer atividade, consulta o teu médico.
- Se não praticavas exercício físico antes da gravidez, deverás começar com exercícios mais simples e durante um menor período de tempo.
- Não deves exceder os 60 minutos de exercício.
- Se não conseguires manter uma conversa durante o exercício físico, deves abrandar.
- Se sentires qualquer tipo de dor, desconforto ou mal-estar durante a prática de qualquer tipo de exercício, deves parar imediatamente.
- Inicia sempre qualquer atividade física com um período de aquecimento, para evitar lesões.
- Tem o cuidado de te alimentares de forma adequada, antes e depois do exercício físico.
- Bebe muita água ao longo de toda a atividade física.
- Opta sempre por roupa larga e confortável.
- Termina sempre qualquer atividade física com um período de relaxamento e alongamentos.
Exercícios desaconselhados na gravidez:
- Exercícios abdominais;
- Em grandes altitudes;
- Que envolvam lutas como jiu jitsu e saltos;
- Futebol, basquetebol e voleibol;
- Corrida extenuante;
- Bicicleta, nos últimos meses de gestação;
- Musculação pesada.