Não é pequeno-almoço e também não é almoço, tem o nome de Brunch e é uma refeição que está na moda! Ainda não experimentaste? O Clube Fitness sugere oito receitas deliciosas para um brunch saudável em casa.
8 receitas para um brunch saudável em casa
Manteiga caseira saudável
Ingredientes:
50g manteiga de cacau orgânica;
150g azeite virgem extra;
Sal e ervas aromáticas a gosto.
Preparação:
Numa frigideira em lume médio, derreter a manteiga de cacau e assim que estiver líquida, adicionar o azeite e temperar com especiarias a gosto. Levar ao congelador durante 45 minutos e de seguida reservar no frigorífico.
Retira a polpa do abacate e coloca numa tigela. Tempera com sumo e raspa de lima, flor de sal, pimenta e manjericão picado. Torra ligeiramente as fatias de pão. Serve as fatias com a pasta de abacate e o ovo escalfado no topo com uma pitada de pimenta-preta, sementes de cânhamo e rúcula.
400gr de mix de farinhas e alguma para peneirar (a bloguer utilizou farinha de espelta, farinha de amêndoa e polvilho doce);
10gr de fermento de padeiro;
1 colher de sopa de mel/agave;
2 ovos;
1 colher de chá de aroma de baunilha;
1 pitada generosa de sal;
Manteiga Ghee (opcional);
1 gema de ovo e leite para pincelar.
Preparação:
Aquece o bebida vegetal ligeiramente e adiciona o fermento de padeiro, o aroma de baunilha, o sal e o mel/agave. Mexe bem e deixa repousar 10 minutos.
Coloca as farinhas num recipiente, faz um buraco no meio e adiciona os ovos ao preparado anterior.
Começa a envolver tudo muito bem com ajuda de uma colher de pau, quando não conseguires envolver mais, mete as mãos na massa e sova-a bem.
Forma uma bola (se for preciso adiciona mais um pouco de farinha) e deixa-a repousar durante pelo menos durante 30 minutos coberta com um pano, num sítio quente e sem correntes de ar para a massa levedar.
Numa superfície limpa coloca um pouco de farinha e dispõe a massa sobre a mesma, faz um rolo com a mesma e divide o rolo em /- 5 bolas.
Estica cada uma das bolas até obter uma forma redonda com a ajuda de um rolo da massa e coloca manteiga ghee entre camadas.
Com uma faca divide a massa em 16 ou 8 triângulos e enrola-os.
Dispõe os croissants numa travessa forrada com papel vegetal e deixa repousar mais 10 minutos, cobertos com um pano.
Pincela os croissants com a gema de ovo e 1 colher de sopa de leite e leva ao forno cerca de 15 minutos ou até ficarem douradinhos.
Serve morninho com um queijinho fresco e/ou uma compota sem açúcar. Vais resistir? Nós não conseguimos!
2 colheres de sopa de amêndoa moída/farinha de amêndoa;
2 colheres de sopa de SuperMix Proteína da OrigensBio;
Canela em pó;
Óleo de côco q.b.
Preparação:
Esmaga a banana muito bem com um garfo.
Numa tigela, bate os 3 ovos e adiciona a banana.
Adiciona as farinhas e a canela e envolve tudo. Deixa repousar uns minutos até que engrosse um pouco.
Numa frigideira anti-aderente, coloca um pouco de óleo de côco. Quando estiver bem quente, adiciona um pouco da massa (cerca de 1/6) e cozinha dos dois lados.
Por fim, derrete o quadrado de chocolate negro no microondas, cerca de 20seg até derreter. Coloca por cima das panquecas e servir!
5 colheres de sopa (44 g) de farinha de trigo integral, ou de aveia;
1 ½ colheres de sopa (6 g) de cacau;
½ colher de chá de fermento químico;
1 banana pequena (50 g), madura, esmagada em puré;
5 colheres de sopa (75 mL) de bebida vegetal de soja, não-açucarada;
½ colher de chá de extrato de baunilha – opcional.
Preparação:
Começa por untar a superfície da placa metálica da máquina de fazer waffles com óleo vegetal antes de a ligares. Para untar, podes utilizar uma folha de papel de cozinha humedecida com a gordura, ou, podes untar com um pincel de cozinha. Unta a placa mesmo que seja antiaderente para evitar que o waffle fique colado a ambas as superfícies, e acabe por abrir. Liga a máquina para aquecer as placas.
Mistura numa taça a farinha de aveia, o cacau e o fermento. Junte a bebida vegetal, o puré de banana e a baunilha. Envolve, sem mexer demasiado a massa.
Coloca a massa nas placas aquecidas e coze durante cerca de 5 a 6 minutos, até a massa ficar firme, ligeiramente dourada e crocante. Serve imediatamente com iogurte (alternativa vegetal), fruta fresca de época e molho de morangos.