Entrevista
05Dez
À Conversa com a Nutricionista Eva Neves de Carvalho
Tem 28 anos e estudou Ciências da Nutrição. Hoje, é adepta de um estilo de vida saudável e sente-se feliz. Adora comer, cozinhar e praticar exercício físico. O Clube Fitness esteve à conversa com a Nutricionista Eva Neves de Carvalho.
Eva criou as páginas de Facebook e Instagram, quando começou a cozinhar pratos saudáveis e a fotografar tudo o que fazia para partilhar com os amigos. Nas suas páginas podes encontrar receitas, artigos, opiniões sobre nutrição e alimentação saudável.
À Conversa com Eva Neves de Carvalho
Podes falar-nos um bocadinho sobre ti? Quem és e qual é a tua história?
Sou a Eva Neves de Carvalho, tenho 28 anos e sou nutricionista.
Há cerca de 2 anos criei uma página de Facebook onde coloco diariamente
receitas, dicas e opiniões, tal como na minha página de Instagram. Adoro comer, essencialmente de uma forma saudável, além disso adoro praticar exercício físico.
Como era a tua alimentação na infância e adolescência?
Na infância e adolescência não tinha grandes cuidados, uma vez que sempre fui magrinha e achava que não precisava de comer sempre de uma forma saudável.
Gostava muito de sopa e de saladas, de fruta, mas depois cometia os meus deslizes como todas as pessoas que me rodeavam. Comia, no entanto, muitas bolachas, pão, leite e carnes.
És licenciada em Ciências da Nutrição. O que te fez focar nesta área?
Já desde criança quando estudávamos o corpo humano, o sistema digestivo, a roda dos alimentos, era uma área que me fascinava bastante. No entanto, só mais tarde, quando tive que escolher o curso antes de entrar para a faculdade é que me decidi pela área da nutrição e hoje em dia, sinto-me tão feliz e tão realizada que tenho a certeza que fui para o curso certo.
O que motivou a criação das páginas de Facebook e Instagram Eva Neves de Carvalho?
No último ano da faculdade fui estagiar para Lisboa e como vivia com uma amiga tive que começar a virar-me na cozinha. Até essa altura, como vivia em casa dos pais, não tinha que pensar nisso.
A partir do momento em que comecei a cozinhar pratos saudáveis, já com o conhecimento que levava do curso, comecei a gostar de fotografar tudo o que fazia para partilhar com os amigos. Daí surgiu a página de Instagram e mais tarde a página de facebook Nutricionista Eva Neves de Carvalho.
Nas tuas páginas de Facebook e Instagram partilhas receitas, artigos, opiniões sobre nutrição e alimentação saudável. Na tua opinião, quais os alimentos que não devem faltar no frigorífico para ter uma alimentação saudável?
Há alimentos dos quais eu não prescindo a ter em casa, quer no frigorífico, quer na despensa.
Fruta é essencial tal como legumes e verduras. Ovos também são daqueles alimentos extremamente saudáveis e completos, além disso são muito versáteis podendo encaixá-los facilmente num pequeno-almoço, num snack ou mesmo como prato principal.
Frutos secos também nunca podem faltar em minha casa por ser um snack extremamente saudável e facilmente transportado para qualquer lugar.
Podes dar-nos algumas sugestões de um pequeno-almoço nutritivo?
Claro que sim! O pequeno-almoço é a minha refeição preferida, às vezes deito-me já a pensar no que vou fazer no dia seguinte. Gosto de fazer um bom pequeno-almoço, fotografá-lo (claro!) e depois sentar-me calmamente a comer, nem que para isso tenha que dormir menos meia hora. Durante o Inverno gosto muito de iniciar o meu dia com umas
panquecas ou papas de aveia quentinhas, sempre a acompanhar uma peça de fruta. Também gosto muito de fazer uma
omelete ou ovos mexidos com canela e frutos secos.
Para um jantar com amigos, o que podemos cozinhar para garantir uma alimentação equilibrada e com todos os nutrientes essenciais?
Normalmente há alguns pratos que os meus amigos já me pedem para fazer, quando vão lá a casa jantar. Adoram o meu chilli de frango ou o meu frango com caril. Ambos levam legumes, ricos em proteína pelo frango e feitos com pouca gordura. A acompanhar um arroz basmati. Também gosto muito de fazer um spaghetti nero com salmão e legumes salteados.
Já vimos que tens muitos cuidados com a alimentação. Tens alimentos ‘proibidos’? Quais?
Não gosto de pensar nesses alimentos como “proibidos” mas sim como alimentos “a evitar”. Todos esses alimentos que eu sei que não são saudáveis, tento evitá-los ao máximo na minha alimentação porque sei que não me fazem bem. São eles os
produtos de salsicharia e charcutaria, refeições pré-embaladas, caldos concentrados de gordura, bolachas, batatas-fritas de pacote, refrigerantes, fast-food, entre outros.
O que mais gostas de cozinhar? Qual é o teu prato preferido?
É difícil responder a isso porque gosto muito de comer e gosto muito de cozinhar (ahahah). Acho que gosto um pouco de tudo, mas talvez o que mais goste de cozinhar seja mesmo o pequeno-almoço ou brunch. Umas panquecas com fruta, compota sem açúcar e canela ou um iogurte com granola caseira e fruta e uns ovos mexidos com manteiga de frutos secos. Ao fim-de-semana, quando não trabalho, gosto de fazer as coisas com calma e depois sentar-me eu e o meu namorado a comermos calmamente aquele brunch de fim de semana.
Na tua opinião, achas que a cheat meal pode ajudar numa dieta? Com que regularidade deve ser feita?
Depende muito de pessoa para pessoa. Se é uma pessoa em que a parte psicológica tem bastante influência na comida, então o melhor será ter uma cheat meal por semana ou de 15 em 15 dias, dependendo se tem que perder ou não muito peso. No entanto, há algumas pessoas que basta um dia “fora da dieta” para às vezes deitar tudo a perder e então nesses casos o melhor é não haver cheat meal. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
Para consultas de nutrição, quem te procura mais? Homens ou mulheres e com que objetivos?
Normalmente para consultas de nutrição de perda de peso procuram-me mais mulheres. Nos casos em que a consulta tem como objetivo hipertrofia, aumento de massa muscular ou mesmo melhor performance na prática de exercício físico, aí a procura é mais de homens.
Para além dos cuidados com a alimentação, praticas desporto? Que modalidade(s)?
Sim, sempre pratiquei desporto e é uma coisa que tenho vindo a gostar cada vez mais. Quer de praticar desporto regularmente, quer da área de nutrição desportiva.
Na minha opinião, é igualmente importante ter uma alimentação saudável e praticar regularmente exercício físico. As duas andam de mãos dadas, sempre! Eu neste momento pratico crossfit, um treino que se chama CrossPunch, que junta o treino funcional com o boxe e pilates, para me ajudar a relaxar um pouco, alongar e em termos posturais é o melhor.
Tens novos projetos em mente? Qual é o teu próximo workshop?
Sim, tenho vários novos projectos em mente, quer ainda para o final deste ano como já para o início do próximo ano. Surpresas muito boas que penso que toda a gente irá adorar.
O meu próximo workshop será dia 3 de Dezembro com receitas de natal saudáveis.
Que conselho darias a alguém que quer transformar o seu estilo de vida?
O conselho que daria era que essa pessoa começasse por consultar um profissional de saúde, um nutricionista para que pudesse ter um plano personalizado e ajustado às suas necessidades e objetivos e essencialmente, que encarasse esse novo estilo de vida como um estilo saudável e não como uma dieta rigorosa e restritiva.