Entrevista 08Mai

À Conversa com Cátia Periquito

 
Cátia tem 23 anos e foi na adolescência, depois de ser diagnosticada com colesterol, que começou a praticar desporto. Sozinha, e apenas a fazer exercícios de cardio e alta intensidade chegou aos 44 kg, o que para a sua estrutura física era abaixo do peso aconselhado. Para não agravar a sua situação, inscreveu-se no ginásio e começou a fazer musculação. O Clube Fitness esteve à conversa com Cátia Periquito.
 

À Conversa com Cátia Periquito

Olá Cátia. Fala-nos um pouco de ti e o que te motivou a adotar um estilo de vida saudável?
Olá! Antes de mais obrigada por se interessarem um pouco pela minha história!
Aos 17 anos, em análises de rotina, descobri que tinha colesterol. Decidi então, que a minha vida tinha que mudar… foi o início de tudo. E quando digo tudo, é uma volta de 360 graus, aos 18 anos, a idade em que nos queremos tornar bonitas, atraentes, e acima de tudo gostar de nós próprias. Mudei o que devia mudar: alimentação e exercício que até aí odiava. Comecei a fazer desporto, só fazia exercícios cardiovasculares (corrida, programas tipo Insanity, etc) e rapidamente comecei a perder peso, até que perdi 20 kgs (cheguei aos 44kgs). Já me estava a tornar pouco saudável e pensei que não queria agravar a situação. Inscrevi-me num ginásio, comecei a fazer musculação e foi aí que tudo começou.

Na infância, como era a tua relação com o desporto?
Sempre fui pouco ativa. Andei na natação até aos 11 anos, quase como uma obrigação. Nunca gostei muito de nadar. Depois disso e até aos 15/16 anos, apenas as aulas de Educação Física que eram um tormento.

Atualmente, quantas vezes por semana treinas?
Treino SEMPRE 6 vezes por semana. E realço sempre, pois para mim, treinar tornou-se, não só um vício, mas algo que faz parte da minha vida, da minha rotina diária. Claro que tenho determinados objetivos, mas o treino é algo que considero muito importante para melhorar os meus dias.



Tens algum grupo muscular que gostes mais de treinar?
Adoro treinar pernas (acho que a maioria das mulheres) e costas. Dá-me realmente um prazer enorme aquele “sofrimento” e aquelas dores boas!

Por exemplo para os abdominais, que exercícios mais gostas de fazer?
Prancha, maioritariamente. Frontal, lateral, com movimento, com torção, alternando os braços. Gosto imenso e sinto que dá resultado. Mas também gosto muito de exercícios com carga. 

Para além da musculação, praticas mais alguma atividade física? 
Antes de perder muito peso, corria imenso. Agora como não convém, tento fazer corrida apenas uma vez por semana, sendo o último treino.


 
Que outros cuidados tens para manter um corpo fit? Utilizas algum creme ou algum tipo de suplementação?
Suplementação apenas utilizo whey e BCAA’s. Utilizo cremes reafirmantes e redutores e tenho todos os cuidados normais de hidratação como beber muita água, beber a água com limão ao acordar, entre outros.

Através da tua página de Instagram, conseguimos entender que tens uma alimentação muito cuidada. Quais são os alimentos que não podem faltar em tua casa?
Os meus alimentos mais importantes que nunca nunca podem faltar: aveia, claras, manteiga de amendoim, quark, ovos, muita fruta, legumes (nomeadamente brócolos), batata doce, arroz integral, frango e salmão. Sobrevivo e vivia apenas disto!

O que mais gostas de comer ao pequeno-almoço? Podes partilhar com os nossos seguidores a receita das tuas panquecas?
As minhas panquecas de aveia. Claro que sim! Tenho várias receitas, mas a básica das básicas apenas tem: 2 colheres de sopa de farelo de aveia, canela, uma colher de sopa de despertar de buda, 1 colher de sopa de farinha de côco, 1 colher de café de fermento, 60ml de claras e 20ml bebida de amêndoa sem açúcar. Ficam divinais. Por vezes substituo o despertar de buda por whey, cacau, coco ralado, farinha de amêndoa, ou outro ingrediente interessante.



Para ti é fácil ter uma alimentação saudável fora de casa? Quais são os teus restaurantes favoritos?
Fora de casa faço sempre uma alimentação saudável. Ás vezes até sou bastante extremista nisto! Mas qualquer restaurante de comida típica portuguesa me agrada, pois desde que haja um bom peixe grelhado com um acompanhamento adequado, entusiasma-me sempre. Também adoro os restaurantes mais modernos de comida biológica e vegetarianos. Que perdição!

Que conselho podes dar às mulheres que não ainda não conseguiram atingir os seus objetivos na vida saudável?
Nunca desistam de lutar! Sigam os vossos objetivos e o que vos faz feliz. Enfrentem as dificuldades, porque a mim também não me apetece treinar todos os dias quando acordo e vou, mas vou na mesma e depois sinto-me feliz com isso! Existirão muitos momentos de maior fragilidade, mas não importa, esses tornam-nos mais fortes. Continuem sempre e os resultados aparecerão!



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1