Entrevista 03Out

À conversa com Vítor Dias // Correr por Prazer


O nome diz tudo! "Correr por prazer" é um site dedicado a uma paixão: a corrida. Aqui, ela é vista como um prazer da vida. Vítor Dias, coordenador do blog, explica que a corrida é - acima de tudo -  "liberdade". O Clube Fitness esteve à conversa com Correr por Prazer, o site de corrida mais visitado do país.

Vítor Dias é maratonista e diz que a hoje a corrida já faz parte da sua vida e rotina, tal como qualquer tarefa quotidiana. São já 9, os anos de corrida. E os quilómetros mais que muitos, tanto em cidade como no monte, trilhos e maratonas.
 

À conversa com Correr por Prazer


Quando surgiu na sua vida o gosto pela corrida? Conte-nos um pouco a sua história…
Sempre gostei de correr mas fazia-o ao fim de semana e nem sempre. Em Agosto de 2007 deu-me um “click” e comecei a correr várias vezes por semana. Desde aí até agora, correr tornou-se uma rotina e faço-o 4 ou 5 dias por semana.

O que mais gosta na modalidade?
As pessoas, o convívio, as amizades, os locais que conheci tanto no país como no estrangeiro.

Quais são os grandes desafios da corrida?
Cada objetivo é um desafio. Detesto rotinas e a corrida dá-me a liberdade de escolher o horário que quero para correr, as pessoas com quem vou correr, os locais, os desafios. Conheci pessoas que me motivaram e penso que também motivei algumas delas. Penso que esse continua a ser o meu desafio, convencer as pessoas que a corrida nos dá não só saúde mas também nos torna pessoas melhores.



Onde mais gosta de correr? E porquê?
Corro em qualquer lado desde que isso me dê prazer. No monte, na estrada, na praia, no parque, com sol, com chuva, de dia ou de noite. Quando não me apetece, não vou. Hoje em dia, não ir correr também já me quebra a rotina.

Se alguém quiser hoje começar a praticar a modalidade, por onde e como deve começar?
Se é sedentário e nunca praticou desporto, deverá consultar um médico para saber se está em condições físicas para tal. Quase toda a gente avança esta etapa. Não aconselho que o façam. Depois deverá durante o mesmo treino intervalar entre corrida e caminhada. Há medida que o tempo vai passando, de forma natural, irá começar a caminhar menos e a correr mais. Um dos maiores erros dos corredores principiantes é querer evoluir rápido. Deverá ter paciência e esperar que as coisas aconteçam de forma natural. Lembrem-se que se nunca correu e passou a correr 2 ou 3 vezes por semana já é uma grande evolução, nem que em alguns treinos correr menos tempo ou menos distância que os anteriores. Partir do zero para algo, já é evoluir.

Para participar numa maratona, qual é o treino fundamental?
Antecedência com que o treino deve começar, qual o treino diário, para o que devemos estar preparados, etc. Acho que esse objetivo deverá ser traçado ao fim de 1 ano de corrida. A partir daí deverá estabelecer um plano de treinos que depende da forma física e qual o objetivo a alcançar. Cada caso é um caso mas com 4 ou 5 treinos por semana, durante 12 semanas, com um plano elaborado por alguém experiente, será o suficiente para alcançar a meta da mítica distância.



O que é mais difícil: os primeiros quilómetros da maratona ou os últimos?
A brincar costumo dizer que o mais difícil são os primeiros 10 km e os 32 km seguintes. Os 195 metros restantes não custam nada. Falando mais a sério, a partir do km 34 já começo a contar os km que faltam e não os que já fiz.

Quando nasceu a ideia de criar o blogue “Correr por Prazer”?
Foi sensivelmente um ano depois de ter começado a correr (2008). Não havia a informação que havia hoje e comecei por escrever crónicas das corridas que fazia. A coisa foi evoluindo e hoje o Correr Por Prazer é o site de corrida mais visitado do país.

Qual é o grande objetivo do blogue?
Motivar e informar quem queira adoptar um estilo de vida saudável.

Sabemos que também já há um livro… O livro "Correr Por Prazer - Já correu hoje?" é uma espécie de manual para corrida?
Não. De forma alguma. Vem no alinhamento do site. Conto em forma de crónica algumas provas que fiz em Portugal e no estrangeiro. As co-autoras do livro escrevem sobre nutrição e lesões dos corredores.



O que diria a alguém para incentivá-la a começar a correr?Que custa começar mas nunca se irão arrepender. Não comecem a correr só porque está na moda. Correr é viciante. Podem nunca mais deixar este vício.

Quais são os grandes benefícios da corrida?
Comer sem engordar e correr sem me cansar. Conhecer o país e o mundo por trilhos, vales, montanhas e cidades que nunca conhecerias. Ter a liberdade de escolher o que quer fazer, quando e a que horas lhe apetecer. Em resumo, a corrida dá-nos a liberdade que qualquer ser humano necessita.


 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1