Entrevista 19Jun

À Conversa com Raquel Neto // Mangi


Raquel tem 32 anos e nasceu em Faro. Formada em Biologia e Ciências da Nutrição, é com o intuito de melhorar e variar a alimentação diária, que criou o seu blog. O Clube Fitness esteve à conversa com Raquel Neto, autora do blog Mangi.


À Conversa com Mangi

Raquel és formada em Ciências da Nutrição. O que te inspirou a aprender mais sobre saúde e a nutrição?
Sou também Licenciada em Biologia e no final do primeiro curso percebi que o laboratório e a investigação científica não me preenchiam as medidas, admiro imenso o trabalho dos amigos que permanecem nessa área, são pessoas que na maioria das vezes não são valorizadas e que se encontram em situações laborais precárias mas que fazem a diferença escondidos atrás das batas. A Nutrição surgiu pela paixão pelos alimentos e pela curiosidade e vontade em ajudar os outros sem ser através de químicos, e pelo facto de perceber que não o ia conseguir fazer num laboratório. Queria mudar a vida das pessoas falando com elas diretamente!

Através da tua página de Instagram, percebemos que tens uma alimentação muito equilibrada. O que é para ti ter uma alimentação saudável?
Nem sempre, faço os meus disparates como toda a gente, os atletas que acompanho têm mais disciplina e são mais regrados que a Nutricionista deles, tenho de confessar! A verdade é que percebi que o meu organismo responde melhor a alimentos menos processados, tenho mais energia, fico com melhor humor, ando mais tranquila se comer bem. E para comer bem, e ter uma alimentação saudável não podemos ser extremistas, é tentar escolhar o máximo de produtos não embalados para o nosso dia a dia, ser organizados para ter sempre refeições acessíveis e equilibradas disponíveis mas, permitirmo-nos uma gordice de vez em quando!



Sempre tiveste um relacionamento saudável com os alimentos
Não, na adolescência tive peso a mais, era uma miúda gulosa e que não gostava de exercício! Gulosa continuo a ser mas aprendi a fazer escolhas certas e o exercício tornou-se uma rotina. Dizer que adoro acordar às 6 da manhã e ir para a box de crossfit ou para o ginásio seria mentir, no entanto se não for já não me sinto bem! Nunca tive nenhuma desordem alimentar mas sei que não era saudável, consumia muitas bolachas fora de horas e hidratos em excesso!

Na tua opinião, quais são os benefícios de cozinhar em casa?
O facto de sabermos que quantidade de sal, gordura, e açúcares são adicionados. Evitamos conservantes se escolhermos produtos biológicos e não embalados e podemos consumir pratos muito mais ricos quer do ponto de vista de paladar quer a nível nutricional.

Que alimentos não podem faltar no teu frigorífico?
Fruta fresca nesta altura do ano, frutas de verão são as minhas preferidas (melancia, morangos, cerejas, nectarinas), mas fora desta época há sempre fruta em casa, não está é no frigorífico. Courgettes para fazer noodles e sopa, alface, espinafres e feijão verde são regulares, depois vou variando os legumes consoante a altura do ano e o que houver no mercado (vegetais sempre do mercado), a gaveta de baixo está sempre recheada! Ovos sempre, tapioca ultimamente e algum tipo de peixe com frequência!



Qual é a tua refeição favorita? 
Pequeno-almoço! Nota-se muito pelo instagram não nota? Adoro preparar pequenos-almoços e quando convido amigos é mais comum virem a um Brunch cá em casa do que a um jantar!

Podes partilhar com os nossos seguidores uma das tuas receitas de papas de aveia?
Claro que sim! Yellow Oats.
1 copo de bebida de aveia ou de amêndoa, 4 colheres de sopa de flocos de aveia integrais, 1 pau de canela, raspa de meio limão, 1 colher de sobremesa de açafrão das índias (5g), 1/4 manga madura, 1 colher de sopa de sementes de abóbora.
Preparação: Numa taça pequena coloque o açafrão e duas colheres de sopa da bebida vegetal que vai usar! Dilua bem o açafrão até ter um líquido bem amarelo e sem grumos. Adicione a mistura anterior ao resto da bebida vegetal e aqueça juntamente com o pau de canela e o limão. Quando estiver morno adicione os flocos de aveia e vá mexendo até obter a consistência desejada. Eu prefiro bem espessas! Junte a manga em cubos ou fatiada e as sementes de abóbora! Espero que adorem esta receita tanto quanto eu!

Há alimentos que são bons aliados para quem quer diminuir a gordura corporal. Podes-nos dizer 3 alimentos que aceleram o metabolismo?
Costumo recomendar chá-verde, gengibre e canela (se forem hipertensos devem evitar os dois primeiros). Mas mais do que introduzir alimentos que aceleram o metabolismo é preciso perceber onde é que a pessoa pode melhorar, porque se o consumo destes alimentos aumentar, mas houver um excesso de outros produtos pouco saudáveis, não há milagres!



São muitas as pessoas que ainda têm dúvidas na leitura do rótulo dos alimentos. O que é importante entender na leitura de um rótulo?  
A parte que interessa do rótulo está escrita em letras pequenas, as frases tradicionais como “0% gordura, light, só 30kcal” são muitas vezes marketing enganoso, é preciso estar atento! Dois exemplos:
  • Se um produto diz sem açúcar perceber se não contém imensos edulcorantes e açúcares adicionados, disfarçados com nomes que a maioria das pessoas desconhece: aspartame, acessulfame-k, manitol, xilitol, xarope de milho são alguns exemplos. Estes químicos podem reduzir o valor calórico do produto mas não o tornam saudável, perceber essa diferença é importante. As pessoas convencem-se que comer gelatinas 0%, bebidas 0 açúcares e iogurtes 0% são escolhas saudáveis, na maioria das vezes não são.
  • Perceber limites, um exemplo? A moda das bebidas vegetais (eu também sou consumidora) faz com que as pessoas comprem bebidas supostamente saudáveis e que na realidade são um produto altamente processado e na maioria das opções com elevado teor de açúcares. Os valores aparecem por 100ml, um copo são 200-250ml, é preciso alertar as pessoas para fazerem as contas para valores consumidos, em dúvida falar com alguém que possa ajudar!

A par da alimentação, tens cuidados com o teu corpo? Costumas praticar exercício físico?
Quando era criança/adolescente fazia ténis, mas nunca fiz competição, era literalmente empurrada para o campo pelo meu pai que sempre insistiu e percebeu que isso faria a diferença no meu bem-estar. Infelizmente só na Faculdade e através de uma grande amiga (Obrigada Ana) comecei a ganhar algum gosto à rotina de exercício, corriamos no Parque da Cidade no Porto, com ela sempre a insistir claro. Começou por aí e daí até me inscrever num ginásio e começar a tornar o treino regular foi um passo curto. Em 2015 resolvi inscrever-me na meia maratona de Lisboa, fui sozinha, devo ter sido das últimas a chegar mas cumpri o objetivo, no entanto não tenho voltado a fazer provas! Nos últimos dois anos com o trabalho com o Holmes Place tenho focado mais nos treinos com a ajuda de um PT (Obrigada Zé) que é incansável! E neste momento estou também a praticar Crossfit, que é um desafio gigante todos os dias! Definitivamente não sou uma pessoa que se possa considerar Fit, mas sinto-me bem como estou e isso é o mais importante e é o que passo às pessoas com quem trabalho que não são atletas, é preciso encontrar o nosso equilíbrio,e ir melhorarando o que é importante para nós e não o que é estabelecido como ideal por estereótipos sociais!
 
Além da página de Instagram, és autora do blog “Mangi”. O que te levou a criar um blogue?
Cada vez que acompanho uma pessoa elaboro planos nutricionais personalizados e envio receitas, o site foi uma maneira de não ter de enviar tantas receitas, elas estão disponíveis para consulta e as pessoas podem ir vendo alternativas. Este foi o motivo principal, no entanto a minha paixão pela cozinha é gigante, e o site tornou-se um hobby, o próximo passo será tirar um curso ou de culinária macrobiótica ou de cozinha numa escola de turismo!
 
Estejam atentos porque o site vai ser relançado brevemente, tenho dois webdevelopers a trabalhar arduamente no upgrade do Mangi e muitas receitas prestes a sair do forno!



Podes partilhar uma dica para os nossos seguidores, de como podem tornar a sua comida mais saborosa e saudável?
Comprar produtos biológicos faz toda a diferença! Os alimentos têm outro sabor quando crescem sem químicos! Dica extra?
Especiarias e Ervas Aromáticas frescas ou secas em tudo! Não dão valor calórico à refeição e colmatam a ausência de gordura e sal dando paladar a comida sem peso na consciência! Tenho sempre em casa:

Especiarias: praprika, cominhos, pimenta preta e cayenna, canela, açafrão, caril (tentem comprar numa loja indiana tem outro sabor), noz moscada.

Ervas aromáticas secas: cebolinho, salsa, orégãos (do Algarve, em rama), alecrim, tomilho.
 
Ervas aromáticas frescas: coentros, manjericão e cebolinho (sempre), orégãos frescos, salsa, tomilho limão, salva (vou variando consoante as receitas e a disponibilidade no mercado).

Como descreverias a tua filosofia sobre comida e viver bem?
Escutar o nosso corpo! O nosso organismo dá-nos alertas em relação à nossa alimentação, dores de cabeça, más horas de sono, inchaço abdominal, refluxo e tantos outros sintomas, que a maioria das pessoas prefere ignorar! Aprender a escutá-los e perceber o que pode melhorar se alterarmos algumas coisas, sem seguir modas e sem fazer mudanças extremistas e radicais, para mim é o mais importante!



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1