Entrevista
30Jan
À conversa com Rute Milene // Oficina de Nutrição
Rute é nutricionista e é mãe de três meninas. Entre a azáfama do seu dia a dia ainda encontra tempo para divulgar as suas ideias e a sua visão de uma alimentação adequada e saudável. O Clube Fitness esteve à conversa com Rute Milene do blog Oficina de Nutrição.
Considera o maior inimigo da saúde a inatividade física. Apesar disso, não é muito fã de atividades de ginásio. Prefere exercícios práticos e simples, como a corrida e a natação. Na sua página de Facebook e blog podes encontrar dicas, partilha de opiniões e receitas super saudáveis e deliciosas.
À conversa com Oficina de Nutrição
Podes falar-nos um bocadinho sobre ti? Quem és e o que motivou a criação do blog “Oficina de Nutrição”?
Bem
sou a Rute Milene, nutricionista apaixonada pela sua profissão e mãe de três meninas. O projeto da Oficina de Nutrição surgiu para me permitir ser a melhor nutricionista que consigo e o
blog dá-me o luxo de divulgar os meus ideais e a minha visão de uma alimentação adequada e saudável.
És licenciada em Nutrição. O que te motivou a escolher esta área?
Na verdade a nutrição veio como segunda opção, sabia que queria trabalhar na área da saúde, atuar na área de tratamento ou de prevenção de doença. Acabei por ingressar em nutrição e fui-me apaixonando ao longo do curso, na realidade sei que foi o melhor curso para mim até porque há uma versatilidade deliciosa na área de atuação.
Fala-nos um pouco do teu dia-a-dia. O que faz uma nutricionista?
Bom, eu sou quase uma malabarista desde que acordo. O dia começa bem cedo com toda a azáfama que caraterizam as minhas manhãs, alimentar as minhas crianças e levá-las para os colégios e só depois tenho tempo para mim. Confesso que faço a minha primeira refeição só quando chego à minha ”oficina de nutrição”, passo o dia com consultas, a organizar redes sociais e por vezes, quando tenho tempo, explorar e experimentar na cozinha “pequenos deleites” saudáveis. No final do dia, novamente com as minhas princesas encarrego-me de as levar às atividades (ballet e natação) e aproveito também eu para mexer o esqueleto (nadar, correr). Tenho que admitir que chegar à noite, sentar no sofá e relaxar é delicioso.
Na tua página de Facebook afirmas: “A tua saúde começa pela tua boca”. De que forma a alimentação pode influenciar a saúde?
Já Hipócrates afirmava faz da tua alimentação o teu remédio, sei que é um cliché mas na realidade “
nós somos o que comemos”, por isso se a nossa rotina alimentar passar pela ingestão de
alimentos processados, refinados e com pouca riqueza nutricional sabemos que mais tarde ou mais cedo irão surgir problemas. A informação é gratuita e é tão vasta atualmente que fico imensamente triste por saber que muitas das patologias que acometem grande parte da nossa população (diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia) tem a sua origem na alimentação desadequada. Apelo muitas vezes para o prevenir hoje para não tratar amanhã.
Na tua opinião, quais são os maiores inimigos da saúde? Quais são os alimentos que devemos evitar?
Tenho que ser realista,
o nosso maior inimigo é a inatividade física e se aliarmos a este fator uma alimentação completamente desadequada e sem riqueza nutricional, voilá, temos o caldo ideal para uma série de doenças. Sem sombra de dúvida devemos eliminar o açúcar da nossa rotina alimentar. Sabiam que uma pessoa pode chegar a consumir kilos de açúcar por mês? É verdadeiramente assustador.
Eu apelo sempre à consciencialização de uma alimentação rica em nutrientes, se possível com alimentos biológicos, naturais e simples.
O que é para ti ter uma alimentação saudável? Que cuidados básicos são fundamentais na alimentação?
Vou explicar o “cliché” da alimentação saudável, já sabemos que
é importante uma alimentação variada, rica em hortícolas, fruta, cereais integrais, produtos lácteos de boa qualidade, leguminosas e proteína de origem animal (carne, peixe, ovo). Na realidade, a alimentação saudável corresponde às nossas melhores escolhas alimentares e sempre com uma variedade riquíssima em nutrientes e alimentos.
Na minha opinião os cuidados básicos fundamentais da alimentação passam pela rotina alimentar adaptada à nossa vida, em que as refeições são ricas em nutrientes e com alimentos de boa qualidade.
Em suma, fazer escolhas alimentares inteligentes implica conhecimento e uma procura pelas melhores opções dentro do “rol” de “alimentos” e “produtos” disponíveis nas prateleiras de supermercado.
Qual é a tua opinião sobre esta nova tendência dos sumos detox?
Sou fã e normalmente aconselho os meus pacientes a iniciarem um plano alimentar com um dia de jejum e o consumo de sumos de frutas e vegetais adequado a cada caso. Eu, pessoalmente, faço um dia de desintoxicação de dois em dois meses e sinto-me sempre bem.
É aconselhável comer várias vezes ao dia e os snacks podem ser uma boa opção. Quais os snacks que devemos optar?
Cada caso é um caso, o ideal é evitar longos períodos sem comer, tentar fazer micro refeições durante o dia pode ajudar a equilibrar o apetite para as refeições principais mas nada de fundamentalismo. Há pessoas que precisam de snacks mais nutritivos e outras que funcionam muito bem com pequenos snacks ou pequenos momentos de jejum.
Normalmente, para os pequenos lanches aconselho fruta, frutos oleaginosos, queijo fresco, abacate, ovo cozido, iogurte natural.
O que devemos comer antes e depois do treino? E quais os alimentos a evitar?
Normalmente aconselho
antes do treino um snack rico em hidratos de carbono e gordura polinsaturada (pão de cereais com pasta de amendoim ou amêndoa com banana e canela).
No pós-treino é importante um alimento com proteína (iogurte natural, ovo cozido). É importante evitar alimentos “ladrões de energia” como bolachas recheadas, bolos, cereais açucarados.
Como é a tua relação com o exercício físico?
Tenho que admitir que não sou muito fã de atividades de ginásio,
gosto de exercícios práticos e simples, por essa razão é que gosto de correr e nadar, No entanto, por vezes com a azafama do dia não consigo encaixar um momento para me exercitar mas acho que a dinâmica com as minhas filhas também pode ser considerada exercício.
Atualmente que tipo de exercício físico praticas? E quantas vezes por semana praticas exercício físico?
Normalmente faço corrida, natação e quando as minhas filhas vão para o ballet “sofro” com o exercício “barra no chão”. Numa boa semana devo mexer o esqueleto quatro a cinco dias.