Entrevista
06Mar
À Conversa com Ruben Rua
Foi em 2005 que Ruben Rua, de 30 anos, deu os primeiros passos no mundo da moda no concurso Elite Model Look. Hoje, é uma das figuras mais importantes e bem-sucedidas da moda portuguesa e já foi eleito o homem mais sexy de Portugal. O Clube Fitness esteve à conversa com Ruben Rua.
Ruben conta com uma carreira recheada. Já participou nas Semanas de Moda de Milão e Paris, onde desfilou para nomes como Dolce & Gabbana, Valentino, Giafranco Ferré e Jean-Paul Gaultier e já foi capa da Men’s Health. Atualmente, o manequim tem apostado na apresentação, onde pode ser visto na TVI. Mas quais são os seus segredos para uma carreira de sucesso? E como consegue manter a sua excelente forma física?
À Conversa com Ruben Rua
Em 2005, no concurso Elite Model Look, deste os primeiros passos no mundo da moda. Quando surgiu esta paixão?
Um amigo meu foi finalista em 2004. Sentia-me entusiasmado quando o ouvia relatar a experiência no concurso e os primeiros passos como modelo. Por consequência, decidi tentar a minha sorte e acabei por ser igualmente finalista no ano seguinte (2005).
Quais foram os projetos mais marcantes da tua carreira?
Todos os trabalhos são importantes. Todos acrescentam alguma coisa à minha carreira, à minha personalidade ou ao meu crescimento humano e social. Mesmo aqueles que podem não ter corrido tão bem serviram como aprendizagem para o futuro. De qualquer forma, acho que os primeiros são sempre marcantes.
Miguel Vieira na ModaLisboa e Dolce & Gabbana em Milão foram os meus primeiros desfiles. GQ Espanha o meu primeiro editorial e Jean Paul Gaultier em Paris, um sonho tornado realidade.
Já te estreaste na representação, és manequim, booker e apresentador. É difícil conciliar tantas atividades? Qual te fascina mais?
É difícil mas não impossível. Tento acima de tudo estar focado na atividade que estou a exercer no momento e não antecipar as 1000 coisas que tenho de fazer a seguir (risos).
A moda, mais do que uma atividade, é um estado de espírito. Sinto que serei modelo toda a vida, mesmo que já não esteja profissionalmente ativo. No entanto,
neste momento a apresentação é a minha grande aposta.
Em abril de 2013, foste capa da Men’s Health. O que te levou a aceitar este desafio? Que cuidados tiveste de ter?
Além de ser profissionalmente muito bom para qualquer modelo ser capa da Men’s Health, a minha principal motivação foi precisamente o desafio. A possibilidade em superar os meus limites e mudar o meu corpo em 3 meses.
Treinava 6 vezes por semana e tinha uma alimentação muito cuidada. Foi uma experiência que mudou para sempre a minha forma de viver. Passei a treinar com mais regularidade e ganhei hábitos alimentares que mantenho até hoje.
Quais foram os maiores desafios que encontraste nesse projeto?
A minha vida não parou para me dedicar exclusivamente à capa. Nem sempre foi fácil conciliar os meus horários. Além do meu trabalho na agência e como modelo, ainda tinha a faculdade nessa época. Foi exigente, o que tornou aquela capa ainda mais especial.
Sempre praticaste desporto?
Sim, desde que me lembro de ser gente (risos).
Fiz natação e joguei andebol como atleta federado durante 5 anos. O desporto faz parte de mim e espero que seja sempre assim.
Com que frequência vais ao ginásio? Que tipo de exercícios?
Tento ir 4 vezes por semana. Quando estou mais disponível consigo chegar aos 5 treinos. Por outro lado, em alturas muito exigentes profissionalmente o número baixa radicalmente.
Gosto de completar o treino no ginásio com yoga uma vez por semana. Relaxa-me mentalmente e é bom para alongar.
A nível da alimentação, que cuidados tens? És muito rigoroso?
Nem por isso. Tenho alguns cuidados mas não vivo a minha vida em função do meu corpo.
Tento ser equilibrado e racional nas minhas escolhas mas também na minha felicidade alimentar. Tenho também a sorte de ter um metabolismo muito acelerado o que ajuda a compensar um ou outro exagero (risos).
Durante a semana fazes uma cheat meal? Como compensas os excessos?
Quando tenho de estar na minha melhor forma, tento apenas ter um cheat meal… Mas confesso que normalmente tenho mais do que uma. Tento compensar com treino regular e um aumento do tempo de cardio.
Partilha connosco um possível plano alimentar para um dia na tua vida.
Pequeno-almoço = Iogurte com aveia e nozes e 1 banana.
Meio da manhã = Um pão integral com fiambre de peru.
Almoço = Sopa e arroz com bife de peru.
Lanche = Pão integral com manteiga de amendoim.
Jantar = Sopa e atum com massa integral.
Ceia = 1 gelatina
Em 2015 e 2016 foste eleito o homem mais sexy de Portugal, no concurso Sexy 20. Que mais cuidados tens com o corpo, para além do exercício físico e da alimentação?
Uso um creme hidratante diário e tento acima de tudo estar de bem com a vida. Acho que a beleza ou a sensualidade vêm de dentro para fora; não são meramente estéticas.
Recentemente, lançaste um livro ‘Podes ser Tudo’, onde relatas o teu longo percurso enquanto modelo. Porque sentiste necessidade de escrever um livro?
Senti necessidade em me dar a conhecer e partilhar a minha história. Por outro lado queria desmistificar alguns dogmas relacionados com um mundo tão julgado e pouco conhecido como o da moda. Gostava igualmente que fosse motivador para o leitor. Foi a última decisão que tomei em relação ao livro e a cada dia que passa o título “Podes Ser Tudo” faz cada vez mais sentido.
Quais são os teus planos e sonhos para o futuro?
Tantos (risos). Sinto que está tudo por fazer.
Em termos profissionais, a apresentação é a minha grande aposta como referi anteriormente. Em termos pessoais, gostava de construir a minha família.
Tendo uma vida tão agitada, como consegues conciliar os treinos e uma alimentação saudável?
Com vontade, organização e determinação. É tudo uma questão de definir prioridades e manter-me fiel às minhas escolhas. “Podes Ser Tudo…” (risos).
És visto com uma das figuras mais importantes e bem-sucedidas da moda portuguesa. Que conselhos dás aos jovens que pretendem ingressar na moda?
Que nunca limitem os seus sonhos e que se mantenham fiéis a eles mesmos. Nunca se esqueçam de onde vêm e onde querem chegar. Os atalhos são proibidos e o trabalho é a única chave do sucesso.
Já agora, deixa-nos um conselho/frase/lema para os leitores do Clube Fitness.
Uma frase do meu livro que me diz muito… “
Queria apenas um colchão e um chuveiro… o resto estava dentro de mim”.