Nutrição
05Jan
O açúcar é um verdadeiro veneno
O açúcar encontra-se presente na maioria dos alimentos. Mas é dos ingredientes que mais nos prejudica: pode levar ao aumento de peso, ao aumento do envelhecimento precoce, pode afetar o funcionamento do cérebro e aumentar a probabilidade de doença cardíaca, obesidade e diabetes.
Na escolha dos nossos alimentos devemos sempre preferir os alimentos que contenham açúcar de forma natural, àqueles em que o açúcar é adicionado sem de outra forma. Nesta escolha, é necessário ter muita atenção ao rótulo.
O açúcar surge muitas vezes escondido onde nunca imaginamos e aparece disfarçado e mascarado com outras designações como por exemplo: sacarina, lactose, frutose, xarope de glicose.
O açúcar branco [o demónio] tem vindo a ser substituído no seu uso diário pela população.
Substitutos do açúcar: [é sempre necessário algum cuidado no seu uso]
Adoçantes - continuam a fornecer o contato com o sabor doce. Num processo de perda de peso com a utilização de adoçantes as pessoas têm maior dificuldade em adquirir novos hábitos e novas escolhas alimentares. [se quer fugir aos adoçantes e está num processo de perda de peso pode optar por aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, vegetais e fruta. Aumentam a saciedade e exercem um maior controlo na absorção de açucares.]. No entanto, os adoçantes por sua vez são aqueles que são mais investigados a nível de segurança alimentar, o que torna mais difícil que uma pessoa ultrapasse o consumo diário recomendado.
A
Stevia é um adoçante natural, que apresenta alguns benefícios: tem um valor calórico desprezível, não é carcinogéneo e o índice glicémico não é quantificável. No entanto, é necessário ter atenção no seu consumo. Deve apenas ser adicionada aos alimentos que não conseguimos ingerir sem os adoçarmos.
Açúcar mascavado - não é, contudo na minha opinião a alternativa mais saudável ao açúcar branco. Mas tem uma maior quantidade de minerais e é menos energético que o açúcar branco.
O
açúcar de coco - tem vindo a ser muito falado. Não contém conservantes e é 100% natural. Tem como principal vantagem um baixo índice glicémico [menor que o mel e o açúcar branco]. O açúcar de coco é rico em nutrientes, com elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e também em vários tipos de vitamina B. Não passa por nenhum processo industrial e por isso, as propriedades das vitaminas e minerais são mantidas.
Torna-se sempre preferível não substituir de imediato o açúcar, mas ir reduzindo o seu consumo. Se quer uma informação mais pormenorizada é sempre importante consultar um nutricionista. As escolhas dos nossos alimentos, são aquilo que nós somos.
|
Ana Luísa
Ana Luísa é farmacêutica de profissão e com paixão. Nos tempos livres tenta ao máximo ter uma vida saudável entre o ginásio, ler e escrever um livro quem sabe e tem dois blogues que são neste momento a sua grande fonte de entusiasmo. É uma mulher, apaixonada pela vida e pela família, que ama. Quer muito ser uma ótima mãe.
Imprevisivel por Ana Luísa | U-Choose |