Ao contrário do que se pensa nem todos os alimentos devem ser colocados no frigorífico, já que o frio pode alterar propriedades como o sabor, o odor, a cor ou a textura. Saiba quais os alimentos que deve retirar do frigorífico.
O abacate deve ser conservado num lugar fresco e com pouca luz; ao guardá-lo no frigorífico vai fazer com que fique negro e muito duro.
Só se devem colocar bananas maduras no frigorífico, caso contrário se estiverem verdes vão acabar por se estragar sem atingir o grau de amadurecimento.
O melão só deve ser colocado no frigorífico depois de aberto para conseguir manter o seu sabor doce.
No frigorífico o tomate perde o sabor por interromper o seu processo de amadurecimento. Devem de ser guardados à temperatura ambiente dentro de um cesto.
O manjericão murcha mais rapidamente e absorve os cheiros das comidas à sua volta se for colocado no frigorífico. Deve ser colocado num copo com água fresca.
Conservar batatas no frigorífico vai torná-las duras e alterar o seu sabor. Prefira guardá-las num lugar escuro e fresco dentro de um saco de papel para não apodrecerem.
Os alhos e as cebolas devem ser guardados num lugar fresco e seco. Guardar cebolas no frigorífico faz com que fiquem macias e a cheirar a mofo, já os alhos acabam por secar se forem lá conservados.
No frigorífico o pão fica rijo. Guarde-o num saco de pano.
Deve de ser reservado num local fresco e escuro, no frigorífico irá condensar e adquirir uma consistência dura.
O chocolate não deve ser guardado no frigorífico, pois o frio faz com que ganhe uma espécie de revestimento branco, o que quer dizer que o seu sabor e textura é alterada. Depois de aberto deve ser reservado em papel de alumínio.
Molhos como o piri-piri podem ser guardados até três anos fora do frigorífico. O frio altera o seu sabor e textura.
Caso queira colocar os alimentos no frigorífico para que durem mais tempo, o melhor é congelá-los, assim não perdem nenhuma das suas propriedades.