Alimentação
22Jun
Emagrecer: 10 Alimentos Ricos em Proteína
O que é uma proteína? São macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Basicamente, o nosso organismo usa 20 aminoácidos (moléculas) para criar proteínas, mas dessas 20 moléculas só 12 é que são produzidas pelo próprio organismo; as outras 8 vêm da alimentação, chamados de aminoácidos. Para a proteína ter o efeito desejado no corpo, esta rede de 20 aminoácidos tem de estar completa. Por isso é fundamental a escolha adequada dos alimentos ricos em proteína.
A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura quando aliada à prática de exercício físico Se queres emagrecer ou ganhar massa muscular, a proteína é um macronutriente que deve estar incluído na tua dieta.
Mas os valores a ser consumidos dependem do nível de vida de cada indivíduo. Para uma pessoa sedentária a dose recomendada é de 0,8 gramas de proteína por cada quilo de peso corporal; para quem faz exercício este valor é de 1,2 gramas.
São muitos os alimentos ricos em proteína, mas é preciso saber escolhê-los e ter em conta os restantes compostos nutricionais. Por isso, selecionámos as dez melhores fontes de proteína para incluíres na tua dieta.
10 Alimentos Ricos em Proteína
Carne vermelha magra
A carne vermelha é uma importante fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, fonte de aminoácidos essenciais, como a creatina. Esses aminoácidos são fundamentais para a construção muscular. Opte pelas que contêm menos gordura, como o
bife do lombo. Normalmente, a carne de vaca tem menos gordura do que a carne de porco.
Ovos
Os ovos, sejam eles, mexidos, cozidos ou escalfados, contêm os oito aminoácidos essenciais, o que faz dele uma
fonte de proteína muito alta e de muita qualidade. É ideal para quem quer ganhar massa muscular.
Peixe e frutos do mar
São
excelentes fontes de proteínas e contêm uma gordura de excelente qualidade. São alimentos saudáveis e têm os aminoácidos essenciais para o organismo. Podes escolher entre o salmão, atum, cavala, sardinha.
* clica nas imagens *
Carne de aves
Têm uma taxa de gordura extremamente baixa e possuem uma proteína de alta qualidade. É um
alimento muito completo, porque também contém todos os aminoácidos essenciais e é rico em vitamina B, que torna a sua ação mais eficaz.
Leite
Um copo tem cerca de oito gramas de proteína. Esta proteína é uma mistura de caseína, o tipo de proteína mais abundante no leite, e de soro de leite, a substância líquida que se obtém quando se produz queijo.
Queijo
A regra com o queijo é saber escolhê-los. Isto porque muitos queijos têm um elevado teor de gordura. São excelentes fontes de proteína, nomeadamente caseína.
Opte, por exemplo, pelo queijo fresco.
Nozes/Frutos oleaginosos
De origem vegetal e apesar de não serem uma fonte completa de proteína, são um
excelente alimento para incluir na dieta de emagrecimento. Não contém todos os aminoácidos essenciais, e tem alguma gordura monoinsaturada, porém, é fundamental para adotar uma alimentação diversificada.
Grão integral
Ricos em proteínas de origem vegetal, fibras e vitaminas. Devem
servir de acompanhamento para outros alimentos. Entre estes grãos encontram-se o feijão, espinafres, grão, ou arroz integral.
Manteiga de amendoim
É um alimento completo, rico em proteína e fibra, que são dois aliados para a perda de peso. Apesar disso, deve ser consumido com moderação.
Opte por comer ao pequeno-almoço ou antes do treino, pois fornece muita energia. É também considerado uma gordura saudável, a monoinsaturada.
Whey protein (suplemento)
Este suplemento
promove a máxima definição muscular, evita a destruição do tecido muscular e complementa dietas hiperproteicas, com a finalidade de promover a perda de gordura.