Corrida
27Abr
Benefícios de correr com meias de compressão
A febre das meias de compressão veio para ficar! Em Portugal, é cada vez mais visível o número de atletas que usam este acessório de corrida. Diferentes das meias utilizadas pelos jogadores de futebol e de outros desportos coletivos, as meias de compressão servem, como o próprio nome diz, para fazer uma compressão nas pernas de forma específica. Essa compressão tem como objetivo melhorar a força e a resistência muscular das pernas, reduzir o risco de lesões e melhorar a performance.
Benefícios de correr com meias de compressão
A principal razão para usar meias de compressão na corrida é que elas melhoram o retorno venoso para o coração através de um impulso criado por uma acção muscular mais eficiente dos gémeos, provocando um aumento da capacidade de resistência do atleta. Esta compressão selectiva promove um maior equilíbrio, propriocepção e menor fadiga muscular.
Um estudo de 2009, avaliou 21 atletas corredores bem treinados a um teste de esforço realizado em passadeira. O teste começava a uma velocidade de 9 km/h e a cada 5 minutos a velocidade da passadeira aumentava 1 km/h, indo até à exaustão do corredor. O teste foi realizado duas vezes, a primeira sem meias de compressão e a segunda com as meias. Em ambos os testes foram feitas análises de consumo de oxigénio e dosagem de concentração de ácido láctico no sangue. O intervalo entre os testes foi de 10 dias, justamente para que o treino não tivesse influência nos resultados obtidos e para que fosse possível ao atleta recuperar do esforço.
Os corredores conseguiram, no primeiro teste sem as meias, suportar um esforço médio de 35 minutos e 18 segundos, já no segundo teste com as meias, a média foi de 36 minutos e 44 segundos, ou seja, um minuto e vinte e seis segundos a mais com as meias de compressão.
Benefícios das meias de compressão:
- Aumentam o aporte de oxigénio nos músculos;
- Melhoram o retorno venoso;
- Aceleram o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;
- Reduzem a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocpeção e por conseguinte uma menor fadiga muscular;
- Mantém a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);
- Reduz o risco de lesões.
O uso das meias de compressão são um dos investimentos a ter em consideração para quem realiza corrida de longas distâncias. No entanto, é importante que as meias de compressão não sejam adquiridas pelo tamanho do pé, mas sim ajustadas pelo grau de compressão ideal e perimetria da perna.