A verdade é que nem toda a gente gosta de cardio.
Passar 20 ou 30 minutos na passadeira, na bicicleta, na elíptica ou na natação a tentar suar umas míseras calorias é um verdadeiro pesadelo, mas não desesperem que há solução para vocês! Há um treino perfeito para os cardio haters.
Chama-se Tabata e é o mais recente método de treino cardio criado no Japão por Izumi Tabata, cientista de um departamento de fisiologia, que conduziu uma série de testes, em vários grupos de atletas, aplicando treinos de intensidade moderada e treinos de alta intensidade intervalado.
Na comparação dos resultados obtidos, o investigador comprovou que um treino de alta intensidade intervalado era mais eficaz na melhoria das capacidades aeróbias e anaeróbias. Enquanto que no treino de intensidade moderada a alta (corrida, bicicleta, natação) só foram verificados benefícios ao nível do sistema aeróbio.
Este método de alta intensidade desenvolvido por este fisiologista japonês revela melhorias no sistema aeróbio muito mais eficazes do que outras formas de treino cardiovascular “tradicionais”, aumentando em simultâneo as capacidades anaeróbias. Mas o que é que esta conjugação de sistemas traz?
Permite aumentar a velocidade do metabolismo durante e após o exercício, o que significa que após o final de cada treino continuamos a queimar calorias (por umas boas horas) o que é uma excelente ajuda para a redução de gordura corporal.
Mas desenganem-se se acham que é assim tão fácil. Não é! Tudo o que é eficaz necessita de trabalho e dedicação e este método não é exceção.