Suplementos
12Out
Como atua a proteína no corpo do atleta?
A proteína, como todos sabemos, é um nutriente essencial para o corpo humano. Além de melhorar a composição corporal e a saúde gastrointestinal, também é essencial no crescimento e reparação do tecido muscular. Agora, é hora de descobrir tudo o que a proteína pode fazer por ti e como atua no nosso corpo!
Como atua a proteína no corpo do atleta?
1. Começa a digestão
Durante o processo de digestão, os ácidos e as enzimas decompõem a proteína em dimensões mais reduzidas, denominadas de péptidos. Este processo pode demorar cerca de 90 minutos e é por este motivo que nos sentimos saciados.
2. Formam-se blocos de construção
As enzimas voltam a decompor os péptidos e transforma-os em aminoácidos. O corpo pode criar 11 tipos e depende da alimentação para formar outros 9. Os aminoácidos unem-se para criar músculos e hormonas.
3. Chega a sensação de saciedade
Os aminoácidos estimulam a saciedade. Num estudo, as pessoas que aumentaram a ingestão de proteína de 15 para 30% de calorias, apresentaram uma redução média de 411 calorias diárias.
4. Circulam os aminoácidos
Os aminoácidos entram no fígado, que os converte em proteínas plasmáticas, hormonas e proteínas portadoras. Circulam pelo sangue até cinco horas à espera que alguma parte do corpo necessite de “ajuda”.
5. Dá-se o trabalho de reparação
Depois de um treino, são necessários aminoácidos para reparar as fibras musculares desgastadas, as quais se constroem principalmente a partir das proteínas miosina e actina. A miosina tem 6.100 aminoácidos e a actina tem 375.