Bem-Estar
22Mar
Como prevenir cãibras musculares?
Quem nunca sofreu com as cãibras musculares – seja durante ou após um treino ou mesmo em repouso? A realidade é que as cãibras musculares surgem quando menos se espera e podem ser muito dolorosas. Mas estes "espasmos" podem ser evitados. Descobre os motivos que provocam as cãibras musculares e aprende a preveni-las!
O que são?
Trata-se de um mecanismo de contração muscular súbita e dolorosa que causa um endurecimento visível ou palpável do músculo que pode durar segundos até vários minutos. As pernas (gémeos e músculos anteriores e posteriores da coxa), os pés, o pescoço e o abdómen são as zonas do corpo mais afetadas, mas qualquer músculo de controlo voluntário pode ser “alvo” de cãibras musculares.
Causas
Segundo os especialistas, a principal causa das cãibras está relacionada com a hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos, que pode ser causada por:
- Fadiga.
- Longos períodos de inatividade;
- Desidratação;
- Baixos níveis de sais e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cálcio);
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas;
- Gravidez (normalmente devido a baixos níveis de magnésio);
- Alterações metabólicas (como diabetes, hipotireoidismo, cirrose ou hipoglicemia);
- Doenças neurológicas;
- Deficiência de vitaminas (B1, B5 e B6);
- Fatores ambientais.
Como prevenir?
Para prevenir o surgimento de cãibras, é recomendável:
- Beber no mínimo 1,5l de água por dia, podendo ter que se aumentar esta quantidade dependendo do nível de atividade, temperatura, idade e sexo.
- Consumir alimentos ricos em Magnésio, Potássio, Cálcio e Sódio.
- Realizar um bom aquecimento antes de começar o treino e fazer regularmente ou mesmo diariamente exercícios de alongamento.
- Evitar o consumo de álcool, tabaco e estimulantes como o café ou o chá.
Tratamento
A melhor forma de atenuar a cãibra quando esta surge, é através do alongamento do músculo afetado. Contudo, também se deve massagear a zona afetada, com movimentos sempre circulares, de forma a relaxar o músculo e aliviar a tensão no mesmo.