Corrida 16Mar

Dicas para uma Corrida Saudável


Atualmente a corrida tem um papel fundamental na vida de muitos portugueses que já começam a cuidar um pouco mais da sua saúde e escolhem a corrida como o seu desporto de eleição. Afinal, é uma atividade contagiante e saudável. Mas como todas as atividades, existem regras e dicas para uma corrida saudável.
 

Dicas para uma Corrida Saudável
 

  1. Cuidado com o excesso de peso! O excesso de peso traduz-se na maioria das vezes numa sobrecarga das articulações (nomeadamente joelho e tornozelos). A corrida tem bastante impacto e isso sobrecarrega ainda mais as articulações que já se encontram fragilizadas. Opta por começar só com caminhada.
  2. Opta por um calçado confortável. O calçado deve ter um bom sistema de amortecimento de impacto, ser leve e arejado.
  3. Vestuário. Utiliza roupa prática de modo a que a consigas ir tirando facilmente à medida que a tua temperatura corporal aumenta.
  4. Trabalha o sistema muscular de modo a melhorar o desempenho. Os exercícios devem focar-se nos glúteos e músculos posteriores da coxa – necessitam de ser fortes para uma melhor performance na corrida.
  5. Treinar o core é muito importante! A área abdominal providencia uma base para as pernas e ajuda a reduzir o impacto. A força a nível de Core diminui o impacto na coluna vertebral devido ao desenvolvimento dos músculos estabilizadores da coluna.
  6. Bebe muita água! Hidratação durante os treinos e na corrida é essencial para a manutenção das funções vitais do organismo.
  7. Alongar em todos os treinos. Para prevenir lesões, alonga diariamente os músculos mais exigidos na corrida.
  8. Treina com dias de intervalos. Treina dia sim, dia não. Correr todos os dias não é benéfico para o teu corpo e podes ficar mais propenso a lesões e dores musculares.
  9. Descansar. O descanso é tão importante como o treino. Dá tempo ao corpo para descansar e repor todas as energias necessárias para um novo treino.
  10. Massagem desportista. A massagem desportiva deve fazer parte do plano de treino. Depois da prova, nada melhor do que uma massagem para aliviar dores e recuperar os músculos.
  11. Nunca pratiques atividades físicas em jejum. Come sempre antes de iniciares uma corrida ou qualquer outra atividade física. A refeição pré-treino é essencial para dar energia ao corpo durante o treino.
  12. Cuidado com a refeição pré-treino! Evita laticínios, alimentos açucarados e alimentos com excessos de fibras na refeição pré treino, pois podem causar desconfortos intestinais.
  13. Come hidratos antes do treino. Cerca de 40 a 60 minutos antes do treino, deve-se dar preferência aos hidratos de carbono de baixo a médio índice glicémico e evita os alimentos ricos em proteínas (carnes e derivados, leite e derivados, ovos).
  14. Alimentação depois do treino. No pós-treino, a alimentação é fundamental para a recuperação do organismo e para evitar perdas de massa muscular.
  15. Suplementos. Em muitos casos, os suplementos são indicados para melhorar a performance e ajudar a alcançar os objetivos.


Conselhos para prevenir lesões na corrida:

  • Alongar antes e depois da corrida;
  • Evitar correr em terreno irregular;
  • Beber bastante água;
  • Usar calçado apropriado para a corrida;
  • Terminar com uma caminhada e regressar à calma.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1