Alimentação 07Out

Dicas para preparar marmita saudável


Levar marmita para o trabalho é sinónimo de cuidado com a saúde, da alimentação e claro, com o bolso. Conhece algumas dicas para preparar marmita saudável!

As marmitas não têm de ser repetitivas ou monótonas. Podem ser variadas e saudáveis. Atualmente, há muitas pessoas a levar almoço para o trabalho, principalmente como medida de poupança. Se é esse o teu caso, temos alguns cuidados básicos no transporte e armazenamento que devem ser tomados para garantir que a refeição fica longe da contaminação.
 

Dicas para preparar marmita saudável


Mantém a refeição fresca

Deixa a refeição preparada na noite anterior e guarda-a no frigorífico. Transporta-a num saco térmico e coloca-a dentro do frigorífico assim que chegares ao trabalho. O calor acelera a decomposição dos alimentos.
 

Faz refeições proteicas

As refeições devem sempre consistir em proteínas e vegetais, hidratos de carbono ou cereais. É uma forma de ficares saciado durante mais tempo.


 

Refeições equilibradas

Isto é sinónimo de legumes e verduras. Os legumes e as verduras devem estar presentes em todas as refeições, uma vez que são ricos em nutrientes e aceleram o metabolismo. Devem ser frescos e sem adição de açúcar ou sal.
 

Opta por alimentos nutritivos

Metade da tua marmita deve conter legumes, um quarto tem de ser destinada à proteína (frango, peixe, atum em conserva, ovos ou peru por exemplo) e o outro quarto deve conter legumes, cereais ou féculas.


 

Leva o tempero à parte

Não temperes o preparado no dia anterior, uma vez que o sabor é alterado pela exposição longa ao tempero. Leva-o num frasco à parte e coloca-o antes de comer.


Evita alimentos pobres

Os lanches constituídos por bolachas, barritas de chocolate e bolos não são recomendados uma vez que o saciam apenas no momento.
 

Fruta

A fruta deve ser ingerida entre as refeições e não imediatamente a seguir. Esta poderá ser uma boa opção para snacks saudáveis e diminuirá o apetite.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1