Treino
02Nov
Erros no Treino de Peito
O peito é provavelmente o grupo muscular mais valorizado entre os praticantes de musculação. Afinal, quem é que não quer ter peitos fortes e bem desenvolvidos? Porém, a sua importância vai além da estética. São muitos os atletas que acabam focados excessivamente neste músculo e acabam por cometer diversos erros na sua execução, impedindo a sua hipertrofia. Conhece os maiores erros no treino de peito!
O peito é um músculo complexo e trabalhá-lo de forma adequada é muitas vezes uma tarefa difícil. Independentemente dos objetivos finais, a importância do treino correto de peito é indispensável. Isto porque, este treino normalmente envolve outros músculos, articulações, tendões e ligamentos, que facilmente podem ser lesionados.
Erros no Treino de Peito
Não trabalhar todas as áreas do peito
Sendo um grupo muscular grande, é comum os praticantes trabalharem apenas uma região do músculo, normalmente a inferior. O supino inclinado é um exemplo. Destaca a parte superior do peito, mas trabalha pouco a região inferior do músculo.
Dependência do supino reto
Quando usado corretamente, o supino reto é um dos melhores exercícios para desenvolver o peito. No entanto, quando usado de forma incorreta, pode impedir o crescimento muscular e causar lesões. Procura variar o peso, séries, repetições, ângulos e até mesmo o ritmo do teu exercício. Em alguns casos, usar pesos mais leves aumentando o número de séries e repetições vai estimular um crescimento maior do que levantar pesos pesados.
Depender muito de máquinas
A maioria dos ginásios tem uma grande variedade de máquinas para trabalhar o peito. No entanto, usá-las sem adicionar exercícios com halteres ou pesos livres não ajuda o músculo a crescer. Quando o objetivo é o desenvolvimento muscular, o ideal é que a maioria dos exercícios seja feita com pesos livres (halteres e barras).
Movimentos parciais
A amplitude dos movimentos é muito importante nos exercícios para o peito. Quando se trata de desenvolvimento muscular, os movimentos completos são muito mais benéficos. Controlar as repetições e sentir as contrações é fundamental.
Não estimular os músculos
Levantar pesos sem estimular o músculo não vai ajudar no desenvolvimento muscular. Exercícios concentrados, com boa técnica e com a maior carga possível é o melhor estímulo que podemos dar ao músculo.
Excesso de peso
Um dos maiores erros no treino de peito é o excesso de peso. Peso a mais não oferece nenhum benefício ao treino de peito. Aliás, pode facilmente ter o efeito contrário, uma vez que o excesso de peso pode causar lesões graves.
Excesso de exercícios
O peito não necessita mais do que três ou quatro exercícios por treino para ser bem trabalhado. Fazer muitas séries à procura de uma melhor definição não irá acelerar a hipertrofia muscular. Aliás, pode deixar-te mais propenso a lesões.