Saúde
20Abr
O que Interessa Saber na Perda de Peso
Um equilibro entre o plano de treino e a alimentação irá determinar o vosso sucesso. A maior parte das pessoas tem como objetivo perder gordura e, no mínimo, manter a massa muscular, de modo a que a composição corporal se altere favoravelmente.
Pouco importa se treinam duro, se fazem abdominais todos os dias, o HIIT, ou outra metodologia qualquer, se o vosso o dispêndio calórico não é tão grande como devia e é facilmente anulável com um ou dois deslizes na dieta.
Devem sim afinar a alimentação para começarem a ver bons resultados e, claro, continuarem a trabalhar no duro. O treino não é uma punição ou compensação pelos nossos deslizes alimentares. O treino e a alimentação andam de mãos dadas, na construção de bons resultados.
O que Interessa Saber na Perda de Peso?
O primeiro passo é estabelecer
o objetivo primário, que neste caso é a
perda de massa gorda.
Em seguida,
afinar a dieta para podermos atingir este propósito.
O mais importante, ou decisivo, é que se atinja um
défice calórico e que o mesmo seja sustentável a médio/longo prazo. De nada adianta começar a dieta de um modo muito agressivo, se não a conseguimos manter ou manter a intensidade de treino.
O nosso organismo vem evoluindo há muitos milhares de anos e os sistemas existem por uma razão.
A
acumulação de gordura dá-se para prevenir a ausência de comida, o que se verificava por longos períodos. Assim, poderíamos sobreviver mais e baixar de peso, mobilizando as reservas de tecido adiposo. Quando não temos energia suficiente (défice calórico), o nosso sistema interpreta o facto como “ausência de comida suficiente” e dão-se adaptações decorrentes disto mesmo. Uma delas é a mobilização dos tecidos adiposo e muscular, para utilização como fonte energética.
Ora, se dermos o
estímulo necessário ao sistema neuromuscular, passando a mensagem de que não podemos mobilizar o tecido muscular porque ele é necessário para desempenhar as tarefas do quotidiano, será utilizada uma maior percentagem de gordura.