Alimentação
19Abr
O óleo de coco é (mesmo) saudável?
Apesar de ser cada vez mais indicado em dietas alimentares, o óleo de coco ainda é motivo de dúvidas quanto aos seus benefícios para a saúde. Por isso, o produto — que é utilizado, normalmente, para substituir o azeite ou os óleos vegetais nos pratos — precisa de atenção especial para saber se é realmente o óleo mais saudável de todos!
O óleo de coco é saudável?
Feito à base de uma das frutas mais poderosas e nutritivas para a saúde, o óleo de coco é uma fonte natural de gordura saturada, rico em triglicerídeos e com uma ação antioxidante e anti-inflamatória muito eficaz. Também proporciona sensação de saciedade, o que faz ficar mais tempo sem sentir fome.
Mas será um alimento saudável?
Podemos afirmar que é uma boa alternativa para a alimentação. Contudo, como qualquer outro alimento tem que ser consumido com moderação.
O óleo de coco, no seu estado virgem, concentra mais de 90% de gordura saturada e esta gordura está relacionada com doenças cardiovasculares e, por isso, deve ter-se muito cuidado com o seu consumo.
Além disso, uma colher de sopa de óleo de coco tem 110 calorias, o que significa que é mais calórico do que a manteiga ou o azeite. No entanto, tem propriedades muito importantes para o organismo, como concentrações elevadas de ácido láurico — um componente presente no leite materno e que é responsável pela saúde do sistema imunitário.
Outro dos seus benefícios é que as suas propriedades não são alteradas quando está em contacto com temperaturas elevadas, como acontece com outros óleos vegetais.