Corrida
25Ago
Porque corro e não emagreço?
A corrida é a forma mais eficaz de queimar gordura, perder peso e emagrecer, no entanto, muitos corredores não veem o ponteiro da balança a mexer. E porquê? Tudo isto pode estar relacionado com a alimentação.
Porque corro e não emagreço?
Podes estar a comer demais
“Estou a correr muito, por isso posso comer mais”. É este o erro de muitos corredores. Comem demais, ou seja, doses superiores àquelas de que realmente necessitam. Contudo, esta ideia está completamente errada.
Se o objetivo é perder peso, o aumento do consumo de calorias vai contra balancear a atividade física e o gasto calórico não será deficitário. Resumidamente, para peder peso é necessário que as calorias que gastamos sejam superiores àquelas que consumimos.
Estás a abusar no consumo de hidratos de carbono
Os hidratos de carbono são a maior fonte de energia do nosso corpo, mas não são necessariamente aquela que é imediatamente consumida quando corremos.
Como sabemos, existem dois tipos de hidratos: os simples e os complexos. Os simples são os que estão no açúcar, nos bolos, nos refrigerantes, nas massas ou no arroz branco. Os complexos são os que encontramos nos cereais integrais, vegetais, legumes, massas e arroz integral ou nas frutas, por exemplo. Os hidratos simples entram na corrente sanguínea em forma de glicose e podem ser usados como fonte de energia imediata e, depois, a quantidade que não é usada é armazenada em forma de gordura. Os hidratos de carbono complexos têm um efeito diferente. São transformados em glicogénio e armazenados nos músculos e no fígado.
Qual devemos optar? Tudo depende do tipo do tipo de corrida que fazemos! No entanto, os hidratos de carbono complexos podem ser uma solução mais saudável.
Não estás a consumir proteína
Outro aspeto decisivo que leva a que um corredor não emagreça enquanto corre, tem a ver com o défice de proteína. O ideal é que logo após o final da corrida, o corredor beba um batido proteico de forma a elevar o metabolismo de repouso resultando em maior gasto calórico diário.