O treino é um facto importante na hora de produzir mudanças no nosso corpo, mas é apenas mais um no meio de outros. Devemos ter uma uma alimentação adequada e especifica para com os resultados que pretendemos atingir.
Quando realizamos treinos de elevada intensidade, os nossos músculos são postos à prova e são obrigados a funcionar na perspetiva de executar os exercícios que se propôs e quando existem esforços que requerem a readaptação dos nossos músculos origina-se a quebra das suas fibras, provocando microbetões musculares essenciais para a posterior recuperação e crescimento muscular.
O processo de reparação desses danos e a reconstrução dessas fibras ocorre após o exercício e pode demorar até vários dias até estar concluído. Através da cicatrização, as fibras musculares tornam-se mais fortes e maiores que antes.
Assim, se não existir uma ingestão de uma quantidade adequada de proteína pós treino, torna-se impossível para o nosso corpo gerar as substâncias bioquímicas necessárias para a recuperação e crescimento muscular.
Torna-se assim essencial o consumo de proteínas pós treino, aproveitando a janela de oportunidade ou janela metabólica.
Alguns dos benefícios da ingestão de proteína pós treino são:
A ingestão de proteínas após o exercício pode ser realizada através de alimentos ricos neste macronutriente, como a carne o peixe ou os ovos, ou através de um suplemento de proteína.
Nota: As proteínas não são o único alimento necessário e indispensável para que o processo de recuperação muscular ocorra.