Sabes escolher peixe? O peixe faz parte da alimentação, sobretudo de uma alimentação saudável e equilibrada. O peixe é rico em proteínas e as gorduras aparecem em quantidades equilibradas. Contém ainda minerais como o selénio, e vitaminas, a vitamina D. No que diz respeito à sua escolha, ainda surgem muitas dúvidas, principalmente por causa do mercúrio que abunda nas águas e os antibióticos usados na aquicultura.
Os peixes gordos são ricos em ácidos gordos de cadeia longa como o ómega 3 e por isso são dos alimentos que surgem quando falamos em diminuição do risco de doenças principalmente as doenças cardiovasculares.
A forma mais saudável do peixe ser consumido é grelhado, estufado em cru, com a cozedura do vapor, sem refogado inicial tão cliché que as pessoas fazem. Os peixes magros apresentam menor quantidade de ómega-3.
O peixe congelado é uma alternativa ao peixe fresco. A congelação deve ser feita de forma correta [sem gelo ou manchas acastanhadas]. O peixe gordo contém maior teor de ácidos gordos polinsaturados.
A sardinha, o salmão, a anchova e o atum são exemplos de ótimas escolhas. Devem ser idealmente consumidos duas vezes por semana.
Ana Luísa Ana Luísa é farmacêutica de profissão e com paixão. Nos tempos livres tenta ao máximo ter uma vida saudável entre o ginásio, ler e escrever um livro quem sabe e tem dois blogues que são neste momento a sua grande fonte de entusiasmo. É uma mulher, apaixonada pela vida e pela família, que ama. Quer muito ser uma ótima mãe. Imprevisivel por Ana Luísa | U-Choose |