Suplementos
13Out
Tudo sobre a Creatina
Precisas de uma energia extra para o teu treino? A Creatina pode ser a tua melhor amiga! É um aminoácido presente nas células musculares e é produzida pelo próprio corpo a partir de outros aminoácidos, assim como é obtida através da alimentação. É um dos suplementos mais consumidos entre atletas e praticantes de atividade física, principalmente musculação, para melhoria do desempenho e hipertrofia muscular. Queres resultados visíveis e rápidos? Sabe tudo sobre a creatina!
A creatina é sem dúvida uma das proteínas mais importantes para o desenvolvimento dos músculos. É composta por três aminoácidos: metionina, glicina e arginina. E como ajuda no crescimento muscular? Simples: Quando o atleta se submete a condições de esforço agudo, a creatina torna-se um meio de constituir reserva de energia rápida para regenerar o ATP (energia que teu corpo precisa para sobreviver), desta forma, pode-se obter mais rendimento. Mais rendimento, mais crescimento muscular.
Tudo sobre a Creatina
A creatina é um dos suplementos mais utilizados no universo da musculação. Além de fornecer mais energia para os músculos, também atua no controlo da glicose sanguínea, favorece a saúde óssea e estimula a produção de testosterona. O suplemento também pode ser utilizado por vegetarianos para estimular o crescimento muscular, uma vez que estes costumam apresentar níveis mais baixos de creatina pela ausência de proteína animal na dieta.
Atualmente, a creatina pode ser encontrada em diversas apresentações, sendo as mais comuns:
Creatina Monohidratada
É a forma mais natural de creatina e considerada a mais eficiente. Possui baixa solubilidade e pode causar desconforto gástrico em algumas pessoas.
Creatina Micronizada
A creatina micronizada não é nada mais do que a creatina monohidratada partida em pedacinhos. Isso causa uma absorção melhor (é 20 vezes mais bem absorvida do que a creatina monohidratada). Porém, este tipo é também um pouco mais caro que a anterior.
Creatina Etil Éster
Esta é a creatina que passou por um processo de esterificação e agora está acrescida de um éster. Isso garante altas taxas de absorção e elimina os desconfortos intestinais. Apesar da vantagem de não necessitar de saturação como os outros tipos, essa é a forma mais cara de creatina à venda no mercado.
Benefícios da Creatina
- Aumenta a intensidade dos treinos;
- Acelera a recuperação;
- Mais pump muscular;
- Aumento do metabolismo;
- Grande redução da sensação de fadiga;
- Aumenta a resistência muscular significativamente;
- Músculos mais visíveis, devido à retenção de líquidos;
- Hidrata as células musculares, promovendo assim crescimento da fibra muscular;
- Reabastece o ‘combustível’, a energia que o corpo usa, evitando o catabolismo.
Quando devo tomar?
Podes tomar a creatina no pré ou no pós-treino, sendo cinco gramas mais do que suficientes por dia.
Alimentos ricos em creatina:
- Carne de porco;
- Salmão;
- Fígado;
- Atum;
- Carne Vermelha;
- Bacalhau;
- Linguado;
- Ovo e leite;
- Frango.