Saúde 12Out

Tudo o que precisas saber sobre gordura abdominal


Achas que sabes tudo sobre a gordura abdominal? Apostamos que não! A gordura adora acumular-se na barriga e esta é das zonas que gera mais complexos por parte dos atletas. São muitas as pessoas que querem perder as gordurinhas chatas que se acumulam. E é possível! A forma como treinas e aquilo que comes é decisivo. Tudo o que precisas saber sobre a gordura abdominal é fundamental para começares a adotar hábitos saudáveis e melhorar a tua saúde. 

A acumulação de gordura abdominal é reconhecidamente maléfica para a saúde. A sua acumulação está associada com o aumento do risco cardiovascular, com a síndrome metabólica, hipertensão, diabetes tipo II e resistência à insulina. Conhece 6 factos que desconhecias sobre a gordura abdominal.
 

Tudo o que precisas saber sobre gordura abdominal

 

Gordura abdominal é perigosa

A gordura abdominal provoca mais danos do que qualquer outra gordura do corpo, uma vez que é metabolicamente ativa e está em contacto com órgãos vitais como o fígado, estômago e intestino. Contém ainda grandes quantidades de colesterol e triglicéridos.


 

Pode afetar a vida sexual dos homens

Os homens que apresentam uma acumulação significativa de gordura abdominal, a chamada “barriga de cerveja”, têm menos massa muscular, sendo que os seus níveis de energia e líbido são mais baixos, em comparação com os homens que estão em forma. Além disso, uma das principais consequências da diabetes nos homens é a disfunção erétil que afeta entre 30 a 50% dos homens que padecem desta doença.


Bom indicador sobre o estado da saúde

Com um máximo estabelecido de 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens, superar estas medidas indica que o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou diabetes é três vezes superior em comparação com pessoas que cumprem estes valores. A acumulação de gordura no abdómen aumenta ainda o risco de mortalidade em 20%.

 
A localização da gordura no corpo faz diferença

Estudos recentes afirmam que a localização da gordura é mais importante que a quantidade armazenada, dada a acumulação no abdómen favorecer o aparecimento de doenças crónicas graves.

 
Gordura abdominal é mais frequente em homens

Geralmente as mulheres acumulam a gordura corporal em redor dos quadris, nádegas e coxas, o que não afeta diretamente os órgãos internos. Por outro lado, os homens concentram a gordura na zona abdominal.

 
Perder gordura abdominal controla a diabetes tipo 2

Perder peso é uma ótima opção para controlar ou prevenir a diabetes tipo 2. Para tal existem tratamentos de perda de peso sob supervisão médica que podem ser adotados com visto à redução dos sintomas.


 
Independentemente de qual for a causa do acúmulo de gordura na região abdominal, é muito importante combatê-la para prevenir problemas de saúde. As chaves para agir contra a gordura abdominal incluem:
  • Alimentação adequada;
  • Prática regular de exercícios cardiovasculares e exercícios localizados;
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite;
  • Beber muita água;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Mastigar bem os alimentos ao ingeri-los.



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1